10 motivos para conhecer a desconhecida (e maravilhosa!) Zagreb
Ela não figura entre as capitais mais populares da Europa, mas Zagreb com certeza irá te surpreender. Uma cidade recortada por monumentos medievais, com uma mistura de charme urbano, cafés e delícias gastronômicas, além de uma natureza peculiar.
Zagreb é uma cidade que dá para conhecer a pé, de preferência em seus dias ensolarados de clima ameno – afinal, a temperatura média da capital é entre -3ºC e 28ºC, sendo a melhor época para conhecer Zagreb entre maio e setembro.
Embarque com a Unitur por esta linda capital europeia, repleta de lagos, rio, montanha, museus incríveis, arquitetura excêntrica e comida boa!
O que ver em Zagreb
1. O telhado colorido da Igreja de São Marcos
Ela chama a atenção por seu famoso telhado de azulejos coloridos. Um verdadeiro cartão postal da Croácia. Nele são formados os brasões da Croácia, da Dalmácia, Eslovienia e Zagreb.
2. O único muro medieval da cidade
Estando em Zagreb também é preciso dar uma espiada no Portão de Pedra, na Cidade Alta. Ele foi erguido no século XIII e restaurado em 1770. É o único muro medieval da cidade. Simples, mas muito significativo!
3. A torre com a vista mais linda de Zagreb
Estamos falando da Torre Lotrscak. Também medieval, reserva aos visitantes uma vista linda da capital. Mas para isso é preciso subir 300 degraus (que valem a pena!).
A torre também guarda uma tradição curiosa, todos os dias ao meio dia, quando um canhão é acionado para informar a hora aos cidadãos. Bem curioso e bem barulhento!
4. O Mercado de rua que funciona há mais de 90 anos
O Dollac está quase completando um século já que funciona desde 1930. É o típico mercado de rua, com frutas, verduras, legumes, flores, queijos, embutidos, carnes, pães, peixes. É um bom lugar para provar a comida local e, aos sábados, observar os próprios cidadãos fazendo compras.
5. A natureza croata em seus parques
Zagreb tem muitos parques. Uma dica é visitar o Maksimir, o mais antigo parque público da capital. Nele, os visitantes encontram esculturas, forestas de carvalho, lagos, muitos pássaros, flores e também têm acesso ao Zoológico da cidade, que fica no interior do parque.
Outra opção é o Jarun, com suas ciclovias e um lago artificial no qual os locais usam seus veleiros para navegar por entre pequenas ilhas, que abrigam festivais de música.
▶ Leia também>> Tallin: entre o medieval e a tecnologia
6. A movimentada rua Tkalciceva
Cheia de bares, cafés, restaurantes, mesas ao ar livre, muita cerveja artesanal e boas comidas, é o point de Zagreb, seja de dia, seja de noite.
7. Os melhores cafés do mundo
Zagreb também é um local para se tomar bons cafés. A capital é repleta desses lugares charmosos, modernos ou vintages, com doces gostosos e baristas que preparam cafés premiados no mundo todo, nacionais ou internacionais, puros ou em drinks.
8. A catedral de Zagreb com suas torres imponentes
Na praça Kaptol, está a Catedral da Assunção da Virgem Maria, de 1899. Ela pode ser vista de quase todos os pontos de Zagreb graças às suas duas torres de 105 metros cada.
9. O Museu de Relacionamentos Interrompidos
Se Zagreb tem um ponto turístico excêntrico, certamente é o Museu de Relacionamentos Interrompidos/Quebrados/Terminados, como você desejar traduzir.
Dois artistas, ao terminar uma relação, tiveram a ideia de expor em um museu diversas obras e objetos que simbolizam finais de relacionamentos. Tem vestido de noiva de um casamento não realizado, um machado que destruiu móveis, objetos quebrados, etc. Bem diferente!
10. A Fortaleza Medvedgrad
A Fortaleza foi erguida em 1242 para proteger a capital contra invasões. Ficou abandonada até o século XX, mas aí ganhou uma restauração é tornou-se um atrativo da cidade.
Ainda teríamos muitos outros motivos para colocar Zagreb em sua lista de desejos de lugares para conhecer. Mas ficamos por aqui, pra te deixar com água na boca.
Entre em contato com a Unitur e vamos juntos para Zagreb! Nós cuidamos de tudo e você se preocupa apenas em se divertir!