Voltar para a listagem de postagens

Conheça quais são as 7 maravilhas do mundo antigo e do moderno

As 7 maravilhas do mundo são destinos dos sonhos para muitos viajantes. Mas, você sabia que na verdade elas são 14? Vem ver.

O homem sempre teve a capacidade de construir monumentos incríveis, desde a antiguidade. Afinal, vamos combinar, a gente tem uma certa mania de grandeza, não é mesmo? Hoje em dia são enormes edifícios, obras de arte gigantes, antigamente eram pirâmides, jardins.

Fato é que muitos desses monumentos entraram pra história e ficaram até mesmo imortalizados em certas tradições, mesmo se atualmente não se veem nem ruínas dessas obras do passado.

Esses são os que conhecemos como as 7 maravilhas do mundo, que na verdade, são 14, já que divididas entre mundo antigo e mundo moderno.

As maravilhas do mundo antigo são construções e monumentos levantados há milhares de anos. Apenas um deles resistiu e ainda pode ser visitado. Você vai descobrir qual daqui a pouco.

Já as maravilhas do mundo moderno foram escolhidas por votação popular, em 2007 e se referem a monumentos mais recentes que merecem ser visitados.

Se você está em dúvida da sua próxima viagem, que tal incluir um desses lugares na lista?

7 maravilhas do mundo antigo

1. A grande pirâmide de Gizé

A única das sete maravilhas antigas que ainda continua de pé, mesmo se já sofreu muitas reformas. Localizada no Egito, na Necrópole de Gizé, a grande pirâmide, assim como as outras duas que se erguem ao lado, foram construídas em aproximadamente 20 anos, em torno de 2.560 a.C. A grande pirâmide foi construída para ser o mausoléu do faraó Queóps. Hoje em dia é o cartão-postal do Egito e visitada por milhares de turistas o ano todo.

https://www.unitur.com.br/7-curiosidades-sobre-o-egito-antigo-de-cair-o-queixo/

 

2. Jardins suspensos da Babilônia

São poucos os relatos que comprovam a existência dos jardins feitos pelo rei da Babilônia, Nabucodonosor para sua esposa. Mas acredita-se que ele tenha sido construído onde hoje é atualmente a cidade de Hillah, no Iraque.

Eles teriam sido compostos por seis montanhas artificiais que formavam terraços, quedas d’água e muita vegetação.

3. Estátua de Zeus

Destruída no século V, a estátua do Santuário de Olímpia, na Grécia, representa o deus Zeus sentado e tinha cerca de 13 metros de altura. O criador foi o grego Fídias, por volta do ano de 435 a.C, usando placas de marfim e painéis de ouro sobre uma estrutura de madeira.

4. O templo de Artemis

127 colunas de mármore com mais de 20 metros de altura cada uma formavam o Templo de Ártemis, no Éfeso, tido como o maior do mundo antigo. Sua construção data do século VI a.C. Foi destruído por incêndio, reconstruído por Alexandre, o Grande, e hoje tem apenas uma coluna em pé.

5. O Mausoléu de Helicarnasso

O Mausoléu teria sido construído entre 353 a.C, na atual cidade de Bodrum, na Turquia. A rainha Artemísia II teria encomendado o luxuoso templo para cobrir os restos mortais de seu marido, o rei Mausolo. De acordo com as tradições, o Mausoléu teria 45 metros de altura e foi decorado por diferentes escultores gregos. Foi destruído entre os século XII e XV por sucessivos terremotos.

6. O Colosso de Rhodes

Quando a cidade de Rhodes venceu uma invasão macedônia, uma estátua do titã-Deus do Sol, Hélios, foi erguida no portal da cidade. Toda feita em bronze, com 33 metros e pesando mais de 70 toneladas, um verdadeiro feito para a época de 280 a.C. O Colosso de Rhodes tinha um faro em sua mão direita, para orientar os navegantes. Acabou sendo destruído por um terremoto em 226 a.C.

Saiba mais sobre Rhodes em nosso post sobre as Ilhas Gregas

7. Farol de Alexandria

O Farol de Alexandria foi construído entre 280 e 247 a.C e tinha entre 120 e 137 metros de altura. Era considerada uma das estruturas mais altas do mundo! Também foi destruída por terremotos.

 

As 7 maravilhas do mundo moderno

1. Coliseu

Quem vai à Roma certamente tem passagem obrigatório pelo Coliseu. Construído no ano 70, o anfiteatro foi uma das maiores construções do Império Romano. Ficou ativo por 500 anos, tendo seus últimos jogos entre gladiadores no século VI.

Hoje, é um dos pontos turísticos mais visitados da Itália.

2. Chizén Itzá

A província de Lucatã, no México, abriga a cidade maia de Chizén Itzá, considerada um dos principais sítios arqueológicos do mundo, com 16 construções, dentre elas a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros. Os visitantes são envolvidos por muitos mitos e histórias sobre a cidade.

3. Machu Picchu

A “Cidade Perdida dos Incas” impressiona por sua grandiosidade e tecnologia, em pleno século XV. Provavelmente abandonada às pressas devido às invasões espanholas, a cidade era o principal símbolo do Império Inca. Os visitantes podem circular pelas ruínas de pedra e adobe e se deparar com calendários, templos, técnicas de agricultura e muitas coisas incríveis construídas e pensadas por esse povo majestoso. Sem contar que a natureza ao redor, a 2.400 metros de altitude é de tirar o fôlego!

https://www.unitur.com.br/machu-picchu-e-suas-curiosidades-cidade-perdida-de-um-povo-fascinante/

4. Cristo Redentor

E sim, temos uma maravilha brasileira! Com seus 38 metros de altura no alto do morro do Corcovado, o Cristo Redentor, de braços abertos, abençoa o Rio de Janeiro, o Brasil e todos os seus visitantes. Foi inaugurado em 12 de outubro de 1931 depois de ser construído por 9 anos, em parceria com franceses, com concreto armado e pedra sabão. É o destino turístico mais famoso do Brasil.

Veja também: Guia do Rio de Janeiro, um passeio completo pela cidade maravilhosa

5. Muralha da China

Não é à toa que ela pode ser vista do espaço. A Grande Muralha da China começou a ser construída em 220 a.C e seus mais de 3 mil quilômetros serviria para proteger o norte do país contra ataques. Parte da construção ainda permanece de pé, devido a melhorias e reconstruções. É incrível!

6. As Ruínas de Petra

A cidade de Petra, na Jordânia, também compõe a lista das 7 maravilhas do mundo moderno. Construída em 551, a cidade feita de pedra foi uma das mais prósperas dos impérios Romano e Bizantino. Sua coloração rosa, devido ao tipo de pedra, dá um charme especial ao lugar.

 

https://www.unitur.com.br/entenda-por-que-petra-e-uma-cidade-de-tirar-o-folego/

 

7. Taj Mahal

Construído pelo imperador Shan Jahan, o majestoso Taj Mahal é um presente romântico, feito em homenagem à memória de sua esposa. Foi erguido entre os anos de 1630 e 1652 em Angra, na Índia e é um dos maiores símbolos de amor do mundo!

 

Embarque com a Unitur para conhecer as maravilhas desse mundão! 

 

Eslovênia, um destino de muitas surpresas!

Destinos que nos fazem dizer aquele sincero UAU são, normalmente, os mais marcantes. Hoje vamos conhecer alguns locais surpreendentes da Eslovênia, um país da Europa Central que faz fronteira com a Croácia e atrai o mundo por suas robustas montanhas e belos lagos cristalinos que nos teletransportam para cenários de contos de fadas.  Já adiantamos […]

Leia mais

Capela da Medalha Milagrosa reconta história de Nossa Senhora das Graças, em Paris

Catarina Labouré era apenas uma noviça em Paris quando durante a noite foi impelida a ir a capela do convento para rezar. Em oração, recebeu a visita da Virgem Maria, que se revelou a ela como Nossa Senhora das Graças. A própria Catarina descreve a visão como uma senhora mediana, de vestido branco de seda […]

Leia mais

Por que escolher Santorini para celebrar suas bodas?

Os anos passaram, mas a paixão, o companheirismo e aquele amor verdadeiro continuam? Não importa a idade, ou quantos anos de relacionamento, a Grécia é definitivamente o lugar certo para celebrar um grande amor. Separamos alguns motivos para você escolher essa ilha encantadora como destino para comemorar suas bodas. Uma ilha sólida e ativa como […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!