Voltar para a listagem de postagens

A Serra Catarinense é para todo mundo! Conheça suas principais atrações.

Quem já viajou até Santa Catarina e só visitou o litoral precisa dar meia volta e conhecer também os encantos de toda a área serrana de lá. Muita gente vai até a Serra Catarinense para praticar esportes radicais e entrar em contato com a natureza, mas para quem gosta de relaxar, um passeio pelas charmosas cidadezinhas do interior e alguns dias vivendo em seu clima quase bucólico é uma ótima pedida!

No trajeto para a Serra Catarinense, fique atento(a) às belezas naturais da estrada. Antes de chegar, planeje o seu roteiro de atividades e passeios para que você consiga conhecer cada ponto turístico com calma. A nossa sugestão é que você reserve pelo menos três dias de viagem. Se não for possível, tire pelo menos um final de semana completo para passear pela região.

5 atrações turísticas na Serra Catarinense para quem gosta de aventura e natureza

–  Morro da Boa Vista: tem mais de 1.800 metros de altitude e é o ponto mais alto do estado de Santa Catarina. Seu mirante merece um bom tempo de parada para que a vista – de tirar o fôlego – seja admirada.

–  Morro da Igreja: de lá se vê a Pedra Furada, formação rochosa que é outra atração da região e se impõe, mesmo de longe, com seus quase 30 metros de circunferência. Com uma breve caminhada, você chegará até a Cascata Véu da Noiva. O nome da queda d’água já diz tudo! É mesmo exuberante.

– Morro Campestre: ideal para assistir ao pôr do sol.

–  Morro do Avencal: uma cachoeira impressionante, com mais de 100 metros de altura. Pode ser vista de cima ou acessada pela parte de baixo, através de uma trilha dentro do Parque Cascata do Avencal.

–  Morro Costão do Frade: a pedra que fica em Bom Retiro parece com a silhueta de um frade, por isso o nome. Nela, você verá inscrições jesuítas dos séculos passados e, se subir até o topo, fará todo o trajeto em uma calçada que foi construída por índios e escravos ­– e que constitui parte da memória daquele local.

Morro do Avencal. Fonte: Canva.

Morro do Avencal. Fonte: Canva.

Leia também: Conheça os encantos de Gramado, na Serra Gaúcha!

5 dicas de passeios na Serra Catarinense para quem viaja para relaxar

– Vinícolas da região: são várias as vinícolas famosas da Serra Catarinense. Visitar pelo menos uma delas é imprescindível! Durante a visita, você fará degustação dos vinhos e das comidas típicas da região. Também conhecerá como é produzida a bebida e todo o processo de cultivo e colheita das uvas. Aproveite para curtir a paisagem e, quem sabe, comprar algumas garrafas do seu vinho predileto.

– Serra do Rio do Rastro: é o cartão postal da região. Para aproveitar a vista e para chegar e sair da região em segurança, a dica é visitá-la em um dia ensolarado e sem previsão de chuvas.

– Serra do Corvo Branco: é o maior corte de rochas de todo o Brasil, com curvas impressionantes. A vista na chegada ao topo da serra – geralmente feita de carro para quem não quer se aventurar tanto – impressiona.

– Para dar uma pausa nas aventuras e no relaxamento e adicionar um pouco mais de conhecimento e cultura à sua bagagem, as sugestões são o Centro Cultural Vidal Ramos, em Lages – uma construção antiga e cuidadosamente restaurada, com bela galeria de arte, cafeteria e área externa aconchegante –, e a Casa de Campo do Governador Hercílio Pedro da Luz, em Bom Retiro, que também é um museu.

– Lages, Bom Retiro e São Joaquim são cidades da Serra Catarinense com igrejas lindas e sempre abertas para visitação, assim como casas de cultura, memoriais e lojas de souvenirs, artesanatos e – é claro! – vinho.

Serra do Rio do Rastro. Fonte: Canva.

Serra do Rio do Rastro. Fonte: Canva.

Na área serrana de Santa Catarina, não deixe de experimentar as comidas típicas originadas na Itália e na Alemanha. Procure também pelo pinhão assado e pelo chimarrão – para esquentar o corpo.

E por falar em esquentar: lembre-se de levar casacos e cachecóis na mala e para cada um dos passeios! A temperatura na Serra Catarinense pode passar dos -5°C nas noites de inverno.


Basílicas papais em Roma que valem a pena a visita

Se você procura um roteiro turístico religioso pela Europa, com certeza já pensou em visitar Roma. Com mais de 900 igrejas, a capital italiana abriga 4 igrejas chamadas Basílicas Papais: de São Pedro, Santa Maria Maior, São Paulo Extramuros e São João de Latrão. Seja para viver uma experiência de fé, seja para apreciar a […]

Leia mais

O que visitar e experimentar em Tirana, capital da Albânia. Confira!

Existe muito mais para conhecer na Albânia, Europa, além de seu maravilhoso e ainda pouco explorado litoral. A capital, Tirana, por exemplo, merece uns dias dedicados somente à sua arquitetura, história e gastronomia. Depois de enfrentar décadas bastante cinzentas e uma enorme revolução cultural e ideológica liderada pelo ditador Enver Hoxha, a cidade teve que […]

Leia mais

Wat Phra Kaew: conheça as curiosidades do templo mais sagrado da Tailândia

Vamos agora fazer uma viagem até Bangkok, a capital da Tailândia para visitar o templo mais sagrado para este país budista, o Wat Phra Kaew ou Templo do Buda de Esmeralda. Seus muros são visíveis logo mesmo antes que a gente alcance a chamada Old City, ou cidade antiga. Mas antes de vencer os muros, […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!