6 destinos para amantes de vinho pelo Brasil e pelo mundo

Enquanto aguardamos um momento mais seguro, que tal planejar suas viagens futuras? O especialista em turismo Alexandre Teles sugere seis bons destinos vitivinícolas

Por Livia Scatena

SALTA, ARGENTINA

É uma região muito interessante, já que produz vinhos em altitude elevada. Cafayate é a cidade que se destaca e onde ficam as principais vinícolas locais. O famoso enólogo francês Michel Rolland chegou à região no final dos anos 1980 e segue ainda hoje influenciando a produção local.

SALTA, ARGENTINA

MENDOZA, ARGENTINA

Destino mais apreciado pelos brasileiros quando se fala de enoturismo. É um lugar dinâmico, que vale a pena visitar mais de uma vez. Recomendo investir tempo em visitar pequenos produtores locais e passar algumas noites no Vale do Uco, que facilita a ida a vinícolas menores.

MENDOZA, ARGENTINA

 

RIOJA, ESPANHA

Destino econômico e de vinhos incríveis. Além das paisagens, a região conta com cidadezinhas muito interessantes, como sua capital, Logronho, que é o berço das tapas na Espanha – muitos bares especializados no quitute se espalham por lá.

RIOJA, ESPANHA

 

CAMPANHA GAÚCHA, BRASIL

Os vinhos produzidos ali são bem diferentes dos do Vale dos Vinhedos. Boa parte dos produtores locais divide suas terras entre a plantação de vinhas e a criação de gado. As cidades de Itaqui, Uruguaiana e Dom Pedrito oferecem ótima infraestrutura: dá para se hospedar em uma estância rústica e ter uma experiência completa

CAMPANHA GAÚCHA, BRASIL

 

PODRAVIE, POSAVJE E PRIMORSKA, ESLOVÊNIA

Muitos amantes de vinho têm buscado o país para conhecer a produção vinícola. Como está muito próximo da Croácia e da Itália (Veneza está a duas horas de distância da capital eslovena, Liubliana), é conveniente fazer uma viagem casada. As vinícolas ficam no Norte, na região de Podravje, no Sudeste, em Posavje, e no litoral (primorska, na língua local).

PODRAVIE, POSAVJE E PRIMORSKA, ESLOVÊNIA

 

VALE DO MOSEL, ALEMANHA

Afluente do Reno, o trecho do rio Mosela passa próximo da cidade de Coblença e é lar de muitas vinícolas. É uma oportunidade única de conhecer um destino que une paisagens deslumbrantes e vinho, com vistas típicas de contos de fadas: muito verde, montanhas belíssimas e construções históricas. Arrisco dizer que a região produz os melhores Rieslings do mundo.

VALE DO MOSEL, ALEMANHA

 

Alexandre Teles Coordenador de grupos na Unitur, agência de turismo com sede em Porto Alegre (RS). Desde antes de trabalhar com viagens, sua ocupação há 26 anos, sonhava em conhecer o mundo, e conseguiu: já visitou 52 países, além de ter vivido na Suíça e na Inglaterra. Fez enoturismo em países como Chile, Argentina, Uruguai, Espanha, França, África do Sul, Estados Unidos, Jordânia e Turquia.

 

Publicado originalmente na Grand Cru Magazine