ConecteSUS: passo a passo para emitir certificado de vacinação contra a Covid-19
Alguns países abriram suas fronteiras para a população brasileira, mas somente mediante confirmação da imunização completa contra a Covid-19. Daí surgem as perguntas: nossa carteira de vacinação é aceita em outros países? Devo apresentar meus comprovantes?
Ainda que falte uma padronização de um certificado internacional, o Brasil apresenta o aplicativo ConecteSUS capaz de gerar um certificado nacional de vacinação contra a doença.
Passo a passo
1 – Acesse pelo computador ou smartphone a plataforma via Android, site ou iPhone.
2 – Clique em “Entrar”.
3 – Adicione seu CPF e caso não seja cadastrado, faça o cadastro em “Crie sua conta”.
4 – Em seguida, vá na opção “Vacinas”.
5 – Observe se os dados estão corretos.
6 – Por fim, crie o certificado com QR Code. Caso tenha tomado apenas a primeira dose, o certificado será emitido em português. Caso tenha a imunização completa, em inglês ou espanhol.
7 – Salve o certificado Carteira de Vacinação Digital que irá conter suas informações.
O que faço com eventuais problemas na plataforma?
O ConecteSUS tem até 10 dias para constar no seu cadastro sua vacinação. Caso ultrapasse esse prazo, procure a Unidade de Saúde responsável pela sua vacinação.
Se você tomou a vacina da Jassen, que tem dose única, pode encontrar problemas ao tentar emitir em inglês ou espanhol o certificado. Isso porque relatam que o sistema ainda não reconhece apenas uma dose como imunização completa. Vamos aguardar e ver as alterações futuras.
Lembrete: o sistema é válido apenas para a população vacinada em solo nacional.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem precisa emitir o Certificado de Vacinação Digital.