Jubileu 2025 e a busca pela paz

“Peregrinos da esperança” é o tema proposto pelo Papa Francisco para o Jubileu 2025.

O “Jubileu” é o nome de um ano particular do calendário católico derivado do instrumento que se usava para indicar o seu início: o yobel, o chifre do carneiro, cujo som anuncia o dia mais sagrado do ano para a população judaica, o Yom Kippur (Dia da Expiação). Ao contrário do Yom Kippur, o Jubileu acontece apenas a cada 25 anos, como forma de convidar os fiéis a um momento de indulgência de seus pecados, de peregrinação e de união com Deus através da Porta Santa e da profunda oração.

Cada ano jubilar é marcado pelos momentos históricos de seu tempo. Neste Jubileu 2025, a busca pela paz na Terra Santa e o retorno às peregrinações poucos anos após uma pandemia dão o contorno para a celebração deste Ano Santo.

Jubileu 2025

Fonte: Canva.

A comunidade católica de todo o mundo viverá um ano especial em 2025. O Jubileu 2025 acontecerá durante o Ano Santo, que terá início em 24 de dezembro de 2024, com a Abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, e término em 14 de dezembro de 2025, com o Jubileu dos Reclusos (confira o calendário completo).

Este será o primeiro Jubileu após uma pandemia que abalou o mundo inteiro e está sendo planejado durante a crescente de conflitos violentos na região da Terra Santa, território expressivo espiritualmente e historicamente para as principais religiões monoteístas do mundo: cristianismo, judaísmo e islamismo.

Voz da paz, o Papa Francisco instituiu para este jubileu o tema Peregrinos da esperança: “A graça do Jubileu, reavive em nós, Peregrinos de Esperança, o desejo dos bens celestes e derrame sobre o mundo inteiro a alegria e a paz do nosso Redentor (Oração do Jubileu 2025).

A esperança dos fiéis é renovada pela abertura da Porta Santa – porta que aproxima os fiéis a Deus – e pela promoção das indulgências – plenárias e parciais -, que cancelam os pecados e os deixam mais próximos aos céus. 

Leia também >> Por que visitar a Itália no Ano Santo? 

Indulgências

Fonte: Canva.

Durante um jubileu, os fiéis são convidados a uma indulgência plenária ou parcial. As indulgências são manifestações concretas da misericórdia de Deus, que passam por algumas ações espirituais indicadas pelo Papa. Na prática, as indulgências cancelam todas ou parte das penas temporais que a alma deveria cumprir no purgatório para chegar à santificação plena, concedida pelo papa. 

Os fiéis “peregrinos de esperança” poderão obter a Indulgência peregrinando a qualquer lugar sagrado do Jubileu – pelo menos a uma das quatro Basílicas Maiores do Papa em Roma, na Terra Santa ou noutras circunscrições eclesiásticas –, e participando de um momento de oração, celebração ou reconciliação.

Mas, apenas estando com o papa é possível receber a indulgência? 

Não! Existem 3 formas de alcançar a indulgência: nas sagradas peregrinações; nas piedosas visitas aos lugares sagrados; e nas obras de misericórdia e de penitência.

No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), afirmou que sobre o segundo ponto (das visitas aos lugares sagrados), a Penitenciária Apostólica estabeleceu que, além das Basílicas Papais, os fiéis poderão obter a Indulgência jubilar em alguns locais de Roma e de outras partes do mundo, o que chama atenção para os fiéis brasileiros quando cita o seguinte:

“qualquer Basílica menor, igreja catedral, igreja concatedral, santuário mariano, assim como, para o benefício dos fiéis, qualquer insigne igreja colegiada ou santuário designado por cada Bispo diocesano ou paroquial, bem como santuários nacionais ou internacionais, lugares sagrados de acolhimento e espaços privilegiados para gerar esperança” (Spes non confundit, 24), indicados pelas Conferências Episcopais.”

Peregrinação

No dia 09 de maio de 2024, o Papa Francisco divulgou a Bula de Indicação ao Jubileu 2025, com o título “A esperança não confunde”. A Bula contém súplicas, propostas, apelos em favor dos presos, dos doentes, dos idosos, dos pobres, dos jovens, e anuncia as novidades de um Ano Santo que terá como tema “Peregrinos de esperança”.

O tema enfatiza a importância da peregrinação para o Jubileu 2025 e você é convidado a viver este momento inesquecível de fé. 

A Unitur é especialista em turismo religioso e oferece grupos exclusivos de viagem para você viver o Jubileu 2025 da melhor maneira possível: peregrinando e entrando em contato direto com as transformações que Deus reserva para você. 

Conheça os pacotes de viagem disponíveis para o Jubileu 2025!