Carlo Acutis: Quem foi o jovem beato?

Em 03 de maio de 1991, em Londres (Inglaterra), nasceu o beato Carlo Acutis, um jovem normal que gostava de jogar futebol, sair com os amigos e ir para escola. Porém, em 12 de outubro de 2006, em Monza (Itália), o jovem faleceu de leucemia fulminante. Sua história pararia por aí se não fosse o legado de fé deixado pelo garoto que inspira pessoas de todas as idades a abrir seu coração à Deus. 

Carlo Acutis era um jovem leigo que descobriu em Jesus uma grande amizade. “E esse precioso tesouro queria compartilhá-lo com todos, tornando-se assim um apóstolo. Como? Por meio do que mais gostava: tecnologia da informação”, nos conta o postulador de sua Causa de Beatificação, o jornalista do L’Osservatore Romano Nicola Gori, autor da biografia de Acutis “Um gênio da ciência da computação no céu”.

Deste desejo, o jovem realizou uma exposição virtual sobre os milagres eucarísticos, com objetivo de compartilhar com todos a alegria de um encontro concreto com Jesus. Seu gosto pela internet e sua tentativa de evangelização através da web deu ao jovem o apelido de “Apóstolo da Internet”

Segundo Gori, ele também era um gênio porque mesmo não tendo completado os estudos especializados, era capaz de criar programas de computador melhor que os acadêmicos e de usar as mídias sociais com o objetivo de evangelização e promoção humana.

Os pilares da fé de Carlo Acutis

Na biografia, o jornalista conta que os pilares de sua espiritualidade eram Nossa Senhora e a Eucaristia, que encontrava todos os dias no altar, e também na busca pelos pobres. Em casa, pedia para colocar a sobra de comida em recipientes, para então levá-la aos desabrigados locais.

“À noite – conta Gori – ele costumava ir com os pais pelas ruas de Milão, para distribuir cobertores e refeições quentes aos desabrigados”. Além disso – acrescenta o postulador – “ele tinha o hábito de juntar as ajudas semanais que lhe eram dadas pela família, para entregá-las aos necessitados da Obra de São Francisco em Milão”.

Quando ficou doente, Carlo não escondia seus temores e a surpresa com o que estava vivenciando, mas compreendeu que aquela era a ocasião certa para oferecer seu sofrimento pelo Papa e pela Igreja.

No hospital, ele disse: “Ofereço os sofrimentos que deverei sofrer ao Senhor, pelo Papa e pela Igreja, para não ir ao Purgatório e ir direto ao céu”. E diante dos sofrimentos, procurava minimizar. “Há pessoas que sofrem muito mais do que eu”, respondia às enfermeiras que lhe perguntavam como ele estava. E acrescentava: “não acorde a mãe que está cansada e se preocuparia mais”.

Após falecer com apenas 15 anos, foi declarado Venerável no verão de 2018. Já em outubro de 2020, foi beatificado e seus restos mortais transladados para o Santuário do Despojamento em Assis, a pedido do arcebispo de Assis-Nocera Úmbria-Gualdo Tadino, Dom Domenico Sorrentino. 

Canonização

Há grande expectativa pela canonização do beato Carlo Acutis durante o Jubileu 2025, que terá início em dezembro de 2024. 

A Unitur leva você para visitar a Igreja Santa Maria Maior, em Assis (Itália), onde repousa o corpo do jovem, para um momento de peregrinação inesquecível durante o Jubileu. Conheça nossos roteiros e garanta seu momento peregrino:

Rota Sagrada do Jubileu das Famílias – Jubileu 2025

Jubileu Sagrado – Peregrinação à Itália

Bella Itália – Rumo ao Jubileu