Por que visitar a cidade de Batalha em Portugal?

Localizada no coração de Portugal, a cidade de Batalha é um destino imperdível para quem aprecia história, cultura e arquitetura. Cidade pacífica localizada na Província de Leiria, foi cenário da batalha mais importante de Portugal, a Batalha de Aljubarrota (1385), que assegurou a independência portuguesa dos castelhanos. 

Em homenagem à vitória, o rei João I construiu o lindo Mosteiro da Batalha, o principal ponto turístico da cidade e visitado por turistas de todo o mundo.

Se você procura um destino português acolhedor, tranquilo e com uma linda arquitetura, Batalha é o seu destino ideal. Por isso, separamos 3 pontos turísticos para você conhecer.

Mosteiro de Santa Maria da Vitória

Mosteiro de Santa Maria da Vitória_Canva

Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Fonte: Canva.

A principal atração da cidade é o magnífico Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também conhecido como Mosteiro da Batalha, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Este monumento gótico, construído para celebrar a vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota em 1385, é uma obra-prima da arquitetura medieval.

Além de seu valor histórico, o mosteiro encanta com detalhes intrincados, claustros elegantes e o emocionante Túmulo do Soldado Desconhecido. Para os amantes de arquitetura e arte, Batalha oferece uma verdadeira viagem no tempo, com suas belas esculturas e vitrais coloridos.

Museu da comunidade concelhia da Batalha

Mosteiro de Santa Maria da Vitória_Canva

Interior do Monastério, que integra o roteiro histórico da cidade. Fonte: Canva.

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha é um museu de com finalidade pedagógica. Ele abriga uma exposição sobre a história da evolução do território nos últimos 250 milhões de anos, destacando a famosa Batalha de Aljubarrota e a construção do Mosteiro. 

Sua exibição conta com exposições dinâmicas e interativas que traçam a história desde as suas origens geológicas, paleontológicas e arqueológicas, passando por vários acontecimentos históricos até os aspectos socioculturais dos dias atuais.

Sua entrada é paga, mas o ingresso tem um bom custo-benefício. Vale a pena a visita!

Quinta São João Batista 

Vinho sendo servido. Fonte: Canva.

Vinho sendo servido. Fonte: Canva.

Localizada na Reserva Natural da Biosfera do Paul do Boquilobo, a Quinta São João Batista é reconhecida pela UNESCO desde 1981 como Reserva Mundial da Biosfera, perto de Torres Novas, Fátima e Tomar. 

Ela abrange uma história centenária bem representada na casa senhorial de estilo colonial, colonial, que também inclui um complexo arquitetônico com excelentes adegas para envelhecimento de vinhos (com 585 barris, uma das maiores da região do Tejo), uma adega tradicional e um moderno centro de vinificação. Possui uma área total de cerca de 145 hectares, dos quais 130 hectares são de vinhedos. 

Faça uma caminhada pelos vinhedos, conheça a adega e em seguida faça um Piquenique com degustação de 4 vinhos de Gama Premium com Harmonização produtos regionais (queijos, salames e frutos).

Batalha também é cercada por belas paisagens naturais, perfeitas para quem gosta de explorar trilhas e se conectar com a natureza. A cidade oferece uma atmosfera tranquila e acolhedora, ideal para relaxar e desfrutar da autêntica gastronomia portuguesa em restaurantes locais.

Então, se você está em busca de um destino que combine história, cultura e tranquilidade, Batalha é o lugar perfeito para uma viagem inesquecível!

Conheça Batalha em 2025

Conheça Batalha e outras belas cidades portuguesas pelo roteiro “Rota dos Milagres – Portugal e Itália” entre 3 a 15 de maio de 2025. Acesse o roteiro completo e viva uma experiência inesquecível! Clique aqui.