Assis: cultura transbordante e dupla santidade
No dia de Pentecostes de 1230, exatamente em 25 de maio, o corpo de São Francisco de Assis foi transportado para a Basílica Superior, em Assis, onde repousa até hoje e atrai milhões de fieis que vêm a cidade para conhecer a vida do santo que aqui viveu e morreu.
Além da vida do santo, o pôr do sol visto do alto da cidade também é capaz de converter as pessoas a um amor imenso pela cidade <3
Mas a fama de Assis é mesmo de santidade, já que ali também viveu Santa Clara, discípula de São Francisco e que também tem igrejas lindíssimas erguidas em sua homenagem.
Receba agora em seu email o e-book com 5 destinos em alta para viajar na terceira idade
As Basílicas
A Basílica Superior de São Francisco é classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial e na tradição histórica e cultural representa a glória.
Sua construção teve início em 1239 e foi finalizada em 1253, contemplando uma arquitetura com base nos estilos românico e gótico italianos e afrescos dos maiores artistas da época: Giotto e Cimabue.
Inclusive um conjunto de 28 deles, de autoria de Giotto, que retratam a vida de São Francisco. Uma verdadeira obra prima que merece ser apreciada.
A Basílica Inferior representa a penitência e por isso é bem diferente. Consiste em uma nave central com várias capelas laterais. Afrescos mostram as cinco cenas da Paixão de Cristo. Ali também se encontra pintura mais famosa de Cimabue: A Virgem com São Francisco, Anjos e Santos (1280).
A Basílica de Santa Clara impressiona pela sua simplicidade geométrica e pedras rosas que compõem sua arquitetura gótica italiana. A construção data de 1265. Como as de São Francisco, esta também guarda tesouros em formato de obras de arte, dos séculos XII e XIV.
Outros encantos de Assis
Depois de visitar esses lugares que esbanjam espiritualidade, vale dar um passeio pela Via San Francesco, um verdadeiro passeio pelo passado e também pela Piazza del Comune, a praça principal de Assis, uma das mais bonitas da Itália, onde também pulsa a vida política e noturna da cidade.
Vale lembrar que a cidade está na região da Umbria, famosa pelos azeites, vinhos e gastronomia.
Outro passeio incrível é a subida ao Monte Subasio, lugar onde São Francisco e seus seguidores viveram uma vida eremita e se retiraram em oração. O eremitério está rodeado de florestas de carvalhos e cavernas naturais.
Ali está a pequena gruta onde São Francisco dormia e orava com os frades.
Se você se encantou com esse passeio por Assis, tipicamente italiano, que tal dar uma conferida nos nossos roteiros? Vale o clique!