12 curiosidades para querer chegar bem pertinho do Cristo Redentor!
Tudo começou com o padre lazarista francês Pierre-Marie Boss, no ano de 1859, quando expressou o seu sonho de construir um monumento no alto do Monte Corcovado, no Rio de Janeiro. Em 1921, foi aberta uma disputa entre projetos e o vencedor foi o engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa com o Cristo Redentor.
O plano, no entanto, só começou a ser colocado em prática em 1922, no centenário da Independência do Brasil.
Para ser construído, a Arquidiocese do Rio de Janeiro arrecadou junto à população, durante dois anos, cerca de 2.500 contos de réis, ou cerca de R$ 9,5 milhões.
Conheça algumas curiosidades sobre um dos pontos turísticos mais amado pelos brasileiros.
1. Como dissemos, o projeto da estátua foi concebido pela engenheiro e desenhista brasileiro Heitor da Silva Costa, mas a cabeça e as mãos foram esculpidas pelo escultor francês Paul Landwski.
2. Inicialmente, o Cristo carregaria uma cruz e um globo terrestre em suas mãos, mas de tão criticados, foram retirados do projeto e substituídos pelos acolhedores braços abertos. Ainda bem!
3. A obra demorou 5 anos para ficar pronta e é feita de concreto armado e revestido de pedra sabão. No total, são 635 toneladas.
4. O Cristo Redentor possui 38 metros de altura (8 metros de pedestal) e 21 metros de uma mão à outra.
5. A Estrada de Ferro do Corcovado, que hoje é utilizada para levar os visitantes, foi também utilizada na época para transportar materiais e partes da escultura.
6. O Cristo está de pés descalços, sob o manto. E em sua cabeça há uma “coroa de espinhos” que na verdade atua como para-raios.
7. O monumento foi projetado para resistir a ventos de até 250km/h ou um furacão de escala 5.
8. Dentro das mãos há escadas que permitem alcançar as quatro saídas pelos braços e pela cabeça.
9. Hoje, o Cristo Redentor é uma das atrações mais visitadas do Brasil, com cerca de 1 milhão de visitantes por ano.
10. Na altura do coração, o engenheiro mestre de obras Heitor Levy e o engenheiro fiscal Pedro Fernandes Viana colocaram um frasco de vidro contendo um pergaminho com a árvore genealógica de suas famílias, como sinal de fé e gratidão. Levy, inclusive, que era judeu, se converteu durante as obras ao escapar vivo de um acidente de carro.
11. O Cristo Redentor pertence à Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro e para utilizar sua imagem em publicidades e filmes, é preciso pagar taxas.
12. O Papa João Paulo II, Dalai Lama, Príncipe Charles, Princesa Diana, Barack Obama e família já visitaram o Cristo.
E você? Já conhece esse monumento tão simbólico do Rio de Janeiro e do Brasil? Embarque com a Unitur para conhecê-lo!