Um roteiro de um dia por Porto Alegre
A capital gaúcha reserva muita cultura, lazer, boa gastronomia com direito a muito chimarrão e um pôr do sol de tirar o fôlego.
Que tal nos acompanhar nesse roteiro pelos principais pontos turísticos de Porto Alegre? O passeio pode ser uma boa opção para um fim de semana, um feriado prolongado ou para esticar a viagem para a Serra Gaúcha.
Vamos lá?
1. Parque da Redenção
A primeira parada pode ser o Parque da Redenção, queridinho dos porto-alegrenses para uma caminhada, passeios ou exercício físico. É o mais popular da cidade e ali, com certeza é um bom lugar para tomar um chimarrão.
2. Mercado Público
Com arquitetura neoclássica, o Mercado Público de Porto Alegre é muito bem conservado. Do lado de dentro, os tradicionais produtos típicos, muita erva e cuias de chimarrão, artesanatos e lanchonetes. Por lá, a banca 40 é bem famosa pelos sorvetes.
3. Farol Santander
Se desejar, dá pra ir caminhando mesmo do Mercado Público até o Farol Santander. As exposições estão sempre mudando, mas o foco quase sempre é arte moderna e contemporânea. O edifício já recebeu, por exemplo, exposições de Miró e Picasso.
Confira a programação das exposições e horários para visitas no site. Clique aqui.
4. Casa de Cultura Mário Quintana
“Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!”
Autor de versos simples e sensíveis como esse, o poeta Mario Quintana viveu boa parte de sua vida em Porto Alegre. Portanto, ainda no Centro Histórico, vale visitar o antigo hotel onde ele viveu por 12 anos, hoje uma casa de cultura dedicada à música, às artes plásticas, ao cinema, à dança, ao teatro, à literatura, etc.
Foto: Renato Soares – MTUR
5. Praça da Matriz e Teatro São Pedro
Na praça da Matriz os turistas se deparam com a bela Catedral Metropolitana de Porto Alegre, que não tem tantos anos de história, mas digamos, uma longa história.
É que ali ficava a Antiga Matriz, construída de 1779 até…bem, na verdade o corpo da Igreja ficou pronto em 1794, mas em 1820 as torres ainda estavam inacabadas e foram concluídas apenas em 1846.
Assim que ficou pronta, surgiu a necessidade de uma Igreja maior e mais condizente com o status da capital.
Em 1915 foi lançado um concurso para a escolha da nova planta. As obras começaram em 1920. Em 1929, a cripta ficou pronta e os serviços religiosos passaram a acontecer ali.
Mas foi só 20 anos depois que as celebrações puderam deixar a cripta e finalmente ocupar a nave central, agora finalizada.
Mas ainda não acabou… Mais 20 anos foram necessários para concluir as torres. Finalmente, em 1986 a catedral pode ser consagrada e dada como concluída.
Ali bem próximo também fica o Teatro São Pedro , inaugurado em 1858 e palco de grandes apresentações em Porto Algre, vivendo momentos de apogeu e decadência durante toda sua existência. O edifício é um exemplo de arquitetura neoclássica.
Foto: Renato Soares – MTUR
6. Museu de Arte do Rio Grande do Sul
Edifício imponente também no Centro Histórico é um importante reduto de arte não só para Porto Alegre como para o Brasil. Vale conferir a grade de programação e visitar o acervo.
Confira a programação de exposições e horário de visitação no site. Clique aqui.
7. Orla do Guaíba
Para finalizar o roteiro de um dia por Porto Algre, após conhecer de parques a monumentos históricos e culturais, vale fechar a tarde não muito longe dali na Orla do Guaíba, para curtir o famoso pôr do sol de tirar o fôlego! Por ali também há cafés e lanchonetes para uma recarregada nas forças.
8. Cais Embarcadero
Ainda na orla do Guaíba, o Cais Embarcadero é um complexo com várias opções de bares e restaurantes. Aproveite para apreciar a deliciosa gastronomia local e o famoso churrasco. É der dar água na boca!
Vem com a gente conhecer Porto Alegre!
Leia também: