Voltar para a listagem de postagens

Santa Clara de Assis: a santidade que iluminou o mundo

De origem italiana, da cidade de Assis, Santa Clara nasceu no ano de 1193, de uma família muito nobre. Sua mãe, muito religiosa, escolheu o nome Clara após uma “inspiração” divina de que aquela menina iluminaria o mundo com a sua santidade. A história confirmou sua inspiração! 

Desde pequena, Clara chamava a atenção por seu desprendimento, por uma vida caridosa e sempre preocupada com os mais necessitados. Por isso, não demorou muito para que a jovem fosse completamente atraída pelo estilo de vida de seu conterrâneo contemporâneo, São Francisco de Assis

No Domingo de Ramos de 1212, com apenas 18 anos, a jovem Clara deixou o conforto do seu lar, uma famílias abastada e a promessa de um casamento com um jovem rico e se dirigiu à uma igrejinha, conhecida como Porciúncula, onde vivia São Francisco.

Francisco cortou seus cabelos e foi a partir desse momento que a jovem ficou conhecida como Clara de Assis, casta, obediente e pobre, com uma vida totalmente dedicada à caridade e à ordem das Clarissas.

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santa Clara de Assis. Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – OFM

Seu primeiro milagre foi ainda em vida, quando multiplicou as poucas esmolas trazidas por uma irmã para os pobres em um fardo pesado e alegrou a companheira que estava desiludida e com pouca fé.

Outro fato marcante da vida de Clara de Assis foi quando, bravamente, enfrentou o chefe dos sarracenos quando estes invadiram Assis apenas com um ostensório na mão. Clara proclamou que Jesus era mais forte do que eles e os invasores fugiram de medo. Por isso, hoje em dia, Santa Clara é representada com um ostensório nas mãos, como você deve se lembrar. 

Basílica de Santa Clara em Assis. Fonte: Canva.

Basílica de Santa Clara em Assis. Fonte: Canva.

E você deve se perguntar: se Santa Clara viveu na Idade Média, como é considerada a Patrona da Televisão?

O título também veio de um episódio milagroso na vida de Santa Clara, quando já acamada e muito doente, apenas um ano antes de sua morte, “assistiu” a uma celebração eucarística sem sair de seu leito.

Santa Clara faleceu em 11 de agosto de 1253, e foi canonizada apenas dois anos depois, em 1255. Seu corpo está exposto em sua basílica em Assis.

Já imaginou poder reviver os passos de Santa Clara em Assis e renovar sua fé diante dela? Embarque com a Unitur para viver esse momento inesquecível.

#01 Gatronomia em essepê: 5 restaurantes de comida sul-americana

São Paulo é reconhecida no mundo todo por sua gastronomia farta, com opções para todos os gostos e bolsos. Elencar os melhores restaurantes de São Paulo é simplesmente impossível. A variedade é tanta, que é preciso contextualizar cada ranking para não sermos injustos com a diversidade. Por isso, vamos fazer uma série de posts com […]

Leia mais

Conheça a Capital Americana da Cultura

Pode chamar de Pérola do Oeste ou Capital Americana da Cultura, como você preferir. Guadalajara merece esses dois títulos por ter se desenvolvido na indústria, na tecnologia e na arquitetura moderna, sem perder a suas raízes históricas e culturais. É a cidade berço da Tequila e dos Mariachis, aqueles tradicionais grupos de música mexicanos. Por […]

Leia mais

Tudo que você precisa saber para visitar o Vaticano, o menor país do mundo

Independente e com governo autônomo, o Vaticano – com seus 0,44 km² – se tornou mundialmente famoso por ser a sede da Igreja Católica e também por abrigar obras atemporais e monumentos impressionantes. Como está dentro do território de Roma, visitar o Vaticano é mais fácil para quem já está na capital italiana, seja de […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!