São João Latrão: a primeira igreja do Ocidente
Ela tem uma honraria especial, mas por vezes passa despercebida pelos visitantes de Roma. A Igreja São João Latrão é a arquibasílica da Igreja Católica, a catedral do Bispo de Roma e por isso está acima de todas as demais igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro. Foi a primeira das quatro basílicas papais a ser construída, primeiro dedicada a Cristo, o Salvador, e depois aos Santos São João Batista e João Evangelista.
Na sua fachada principal se lê: “Papa Clemente XII, no quinto ano de seu pontificado, dedicou este edifício a Cristo, o Salvador, em homenagem aos Santos João Batista e João Evangelista”.
Como quase tudo em Roma, a São João Latrão também foi construída sobre ruínas, primeiramente de um quartel do sec. I e depois de um palácio do nobre Laterano. Por fim, no período de Constantino, no século IV,o Palácio foi cedido ao Bispo de Roma e dentro desse palácio foi construída a Basílica.
Durante todo esse tempo, a basílica passou por pelo menos três grandes reconstruções. No séc IX foi quase destruída por um terremoto, no séc XIV sofreu dois grandes incêndios e em 1993, a Máfia italiana colocou um carro bomba na frente da basílica e destruiu a fachada em retaliação a um sermão do Papa sobre as associações mafiosas.
Quem visita a arquibasílica não pode deixar de reparar em alguns detalhes que retratam essa história tão rica.
A estátua gigante de Constantino que decorava as antigas Termas de Constantino, que ficava nos arredores da Fontana di Trevi.
As portas centrais de bronze que eram as portas da Cúria Romana, um dos poucos prédios do Fórum Romano que permanece em pé até hoje.
O primeiro batistério do mundo solicitado por Constantino e que serviu de modelo para todos os batistérios do mundo.
Visite a Basílica de São João Latrão e outros tesouros de Roma nos grupos da Unitur.
Já imaginou visitar a arquibasílica e observar tudo isso de perto?
Embarque com a Unitur!