Voltar para a listagem de postagens

São João Latrão: a primeira igreja do Ocidente

Ela tem uma honraria especial, mas por vezes passa despercebida pelos visitantes de Roma. A Igreja São João Latrão é a arquibasílica da Igreja Católica, a catedral do Bispo de Roma e por isso está acima de todas as demais igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro. Foi a primeira das quatro basílicas papais a ser construída, primeiro dedicada a Cristo, o Salvador, e depois aos Santos São João Batista e João Evangelista.

Na sua fachada principal se lê: “Papa Clemente XII, no quinto ano de seu pontificado, dedicou este edifício a Cristo, o Salvador, em homenagem aos Santos João Batista e João Evangelista”.

Como quase tudo em Roma, a São João Latrão também foi construída sobre ruínas, primeiramente de um quartel do sec. I e depois de um palácio do nobre Laterano. Por fim, no período de Constantino, no século IV,o Palácio foi cedido ao Bispo de Roma e dentro desse palácio foi construída a Basílica.

Durante todo esse tempo, a basílica passou por pelo menos três grandes reconstruções. No séc IX foi quase destruída por um terremoto, no séc XIV sofreu dois grandes incêndios e em 1993, a Máfia italiana colocou um carro bomba na frente da basílica e destruiu a fachada em retaliação a um sermão do Papa sobre as associações mafiosas.

Quem visita a arquibasílica não pode deixar de reparar em alguns detalhes que retratam essa história tão rica.

A estátua gigante de Constantino que decorava as antigas Termas de Constantino, que ficava nos arredores da Fontana di Trevi.

As portas centrais de bronze que eram as portas da Cúria Romana, um dos poucos prédios do Fórum Romano que permanece em pé até hoje.

O primeiro batistério do mundo solicitado por Constantino e que serviu de modelo para todos os batistérios do mundo.

A estátua de Constantino

O Batistério

Visite a Basílica de São João Latrão e outros tesouros de Roma nos grupos da Unitur.

Já imaginou visitar a arquibasílica e observar tudo isso de perto?

Embarque com a Unitur!

 

Romaria de Caravaggio: conheça a tradição Farroupilha

Uma das romarias mais tradicionais do Brasil acontece em Farroupilha (RS), no final do mês de maio, quando celebra-se a história de Nossa Senhora de Caravaggio. Todos os anos, ela atrai mais de 100 mil peregrinos que percorrem o caminho até o Santuário de Nª Sra. de Caravaggio. Conheça a origem da devoção e a […]

Leia mais

Basílica da Anunciação em Nazaré: localização, o que ver e história

Basta observar o mapa de Nazaré, em Israel, para logo encontrar uma cúpula bonita e uma construção imponente em meio a outras construções mais horizontais. Você estará diante da Basílica da Anunciação, local que, de acordo com a tradição católica, foi onde o Anjo Gabriel anunciou à Maria que ela seria mãe de Jesus. Portanto, […]

Leia mais

O que ver em Cracóvia, a cidade que resiste ao tempo!

A belíssima cidade de Cracóvia tem uma história milenar e ainda muito bem conservada! Fundada no ano de 700 d.C por um sapateiro chamado Krak, ainda hoje a cidade mantém o charme do Velho Mundo, com monumentos bem preservados e muito antigos, já que nem mesmo a Segunda Guerra Mundial atingiu a cidade. Muitos dos […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!