África do Sul Turismo: quando ir e o que esperar
Tudo o que você precisa visitar na África do Sul em uma viagem entre 7 a 10 dias está aqui. Conheça os principais pontos turísticos, veja o que levar e o que esperar desta viagem marcante.
Ensolarada, colorida, multicultural e turística, a África do Sul é tudo e mais um pouco do que se espera de uma viagem para o outro lado do Atlântico Sul. O país é conhecido por suas belezas naturais, por seus vinhos e ganhou ainda mais destaque internacional após sediar a Copa do Mundo de futebol em 2010 a primeira em solo africano. O país abriga e acolhe uma população multicultural. Não à toa é chamada de “nação arco-íris”.
Conheça detalhes sobre a África do Sul no blog post de hoje.
O que esperar da África do Sul
O apelido “arco-íris” não está relacionado ao pôr do sol colorido ou às cores da fauna e da flora local – até poderia, mas não é. “Nação arco-íris” se dá pela diversidade étnica e cultural do país, tornando-se um destino ideal para entrar em contato com diferentes povos e com pessoas do mundo inteiro, graças ao seu forte número de intercambistas.
Lá, você encontra de tudo, desde rotas culturais e museus, até praias incríveis de areias brancas, paisagens de tirar o fôlego, parques nacionais belíssimos, safáris e suas rotas de vinho conhecidas internacionalmente.
Como chegar
A vibrante Joanesburgo é uma grande porta de entrada para turistas que desejam visitar a África do Sul. O Aeroporto Internacional Oliver Tambo é o principal aeroporto da África do Sul e recebe todos os anos mais de 50% dos passageiros aéreos do país. Para entender melhor, somente entre 2017 e 2018 o aeroporto recebeu mais de 21 milhões de passageiros.
Caso tenha interesse em “pular” Joanesburgo e ir direto para a Cidade do Cabo, é possível desembarcar no Oliver Tambo e pegar uma conexão para seguir viagem.
Melhor época para visitar o país sul-africano
A localização geográfica da África do Sul faz com que ela acompanhe o Brasil quando o assunto é estações do ano. Para saber a melhor época para viajar, você precisa definir quais atividades faz questão de ter durante sua viagem.
Fonte: Canva.Se safaris forem uma prioridade – e normalmente são – inverno e primavera são ótimas estações, já que no inverno o clima fica mais agradável e a vegetação fica menos densa, facilitando o passeio e a visão dos animais, e na primavera as árvores ficam mais coloridas e compõem um cenário cinematográfico.
OBS: Outro ponto positivo da primavera é a baixa temporada com a queda do número de turistas e, consequentemente, dos preços.
Agora, o outono é um ótimo período para acompanhar de perto um fenômeno emocionante para os amantes da vida marinha: as baleias-francas-austrais chegam na costa sul-africana e por lá ficam até outubro. Já o verão traz dias mais longos e ensolarados para amantes de uma boa praia, seja para aproveitar a paisagem, seja para mergulhos e surfe.
O que levar na mala
Sua mala deve estar de acordo com a estação do ano em que deseja visitar, por isso vale a pena consultar a temperatura média do período em que for viajar. Mas lembre-se de que o país apresenta uma grande variedade climática e que enquanto turista você possivelmente vai caminhar mais do que de costume, então leve roupas leves e que facilitem a movimentação.
Língua oficial da África do Sul
Chegamos a um ponto curioso sobre o país. A África do Sul não possui 1, 2 ou 3 línguas oficiais: no total, são 11 línguas oficiais, dá para imaginar? Certamente o inglês se sobressai e o comércio está acostumado a receber turistas e intercambistas que transitam todos os anos.
Então, se souber se virar com o inglês, vá sem medo, mas não deixe de aproveitar os espaços culturais para sentir essa variedade linguística na pele.
E se você preferir viajar com um guia turístico em português, consulte a Unitur sobre as saídas de grupos desde o Brasil com guia acompanhante.
Pontos turísticos famosos
Vamos sugerir 7 pontos turísticos da África do Sul que valem a visita.
Kruger National Park
O grande parque nacional ocupa 19.485 Km² do território sul-africano e um pedaço de Moçambique. Ele é tão grande que provavelmente você nem consiga conhecer ele todo, mas vale a pena a visita se todo jeito, principalmente se estiver interessado em fazer um safári e conhecer mais sobre a flora e fauna local.
Museu do Apartheid
Para turistas que amam passeios culturais, o Museu do Apartheid não pode ficar de fora do roteiro. Ele fica em Joanesburgo e foi erguido para recordar o passado recente de atrocidades vividas pela população negra da África do Sul durante o apartheid.
Cabo da Boa Esperança
Também conhecido como Cabo das Tormentas, o Cabo da Boa Esperança atrai turistas curiosos para presenciar o encontro entre os oceanos Atlântico e Índico e interessados em visitar o centro da Cidade do Cabo (Cape Town), que fica a 50 quilômetros.
Table Mountain
Quase mil metros de altura que se tornaram um importante cartão postal da Cidade do Cabo, a “Montanha de Mesa”, na tradução livre, recebeu o título de uma das 7 maravilhas naturais do mundo, não à toa se transformou em um dos destinos mais procurados pelos turistas.
Lion’s Head
Você sabia que é possível subir no Table Mountain? O Table Mountain National Park possibilita que os turistas tenham uma visão espetacular da Cidade do Cabo! Não se preocupe que não, você não precisa subir aquilo tudo a pé: além da trilha, há o bondinho disponível para turistas que desejam mais conforto.
Boulders Beach
Aceita observar os pinguins que habitam a Praia dos Rochedos? As criaturinhas vivem numa parte isolada da praia para preservar sua vida e reprodução, mas é possível ver a grande e linda colônia que formaram.
Robben Island
Foi aqui que Nelson Mandela foi preso e sobreviveu por 27 anos antes de se tornar presidente. Cada canto desta ilha conta um pedaço importante da história do país e pode ser visitada de barco, com uma pequena viagem que dura entre 30 minutos à 1h.
Roteiro completo
Se pudéssemos resumir o roteiro ideal para conhecer a África do sul em período de 7 a 10 dias, seria: comece pela vibrante Joanesburgo, a capital econômica da África; depois vá para a Cidade do Cabo aproveitar as praias e areias brancas, as aclamadas rotas de vinho e as trilhas pelas montanhas; em seguida visite os parques nacionais e vislumbra-se pelos safáris e pela flora local.
Ficou curioso para saber mais? Consulte nosso roteiro completo para a África do Sul e entre em contato para conhecer o país com os benefícios e confortos que a Unitur oferece. Viaje conosco!