Brasileiros podem viajar para os Estados Unidos para receber a vacina?
Os Estados Unidos foi um dos países mais impactados pelo número de vítimas da Covid-19. Em janeiro deste ano, os números diários com mais de 250mil infectados impressionava o mundo inteiro. Após o início da vacinação em larga escala, o País entrou numa situação mais controlada da pandemia e atualmente registra quedas expressivas em números de novos casos e mortes diárias.
Diante deste cenário, em algumas regiões como no estado do Alaska, o governador anunciou através do Twitter que iria oferecer as vacinas para os turistas. O prefeito de Nova Yorque não ficou para trás e lançou a mesma oferta. Fotos de turistas se vacinando em praias da Flórida viralizaram rapidamente. Um detalhe importante é que o Alaska e Flórida oferecem as vacinas da Pfizer e da Moderna (que requerem duas doses), enquanto em Nova Yorque é oferecida as vacinas da Janssen, com uma única dose.
Notícias como estas fizeram os EUA entrarem no “turismo de vacina”, atraindo o interesse de muita gente ao redor do mundo, sobretudo para aqueles de países onde a vacinação está a passos lentos como no Brasil. Por aqui ainda não se tem muito claro quando a parcela mais jovem da população receberá a vacina. E a pergunta que fica é se os brasileiros podem viajar para os Estados Unidos para receber a vacina.
Na teoria a resposta é “não” mas na prática pode ser possível sim mas não dá pra garantir. Isto deve-se a alguns motivos:
Como norma geral, é preciso apresentar um comprovante residencial ou algum documento de identificação local como a carteira de motorista. Porém há casos de estrangeiros que conseguiram receber a vacina, apresentando apenas o passaporte e o endereço do hotel.
Um outro detalhe importante é que para os turistas brasileiros entrarem nos Estados Unidos, é preciso fazer a quarentena de 14 dias em algum outro país que tenha as fronteiras abertas, como é o caso do México ou Costa Rica. Além da quarentena, é preciso apresentar um resultado de exame PCR negativo para coronavírus emitido com até 72h antes de embarcar para os Estados Unidos e claro, ter o visto americano válido para o período de permanência nos Estados Unidos. Diga-se de passagem que atualmente os consulados e a embaixada americana não estão atendendo para a emissão ou renovação dos vistos aqui no Brasil.
Caso esteja disposto(a) a viver toda esta façanha e chegar aos Estados Unidos, mesmo assim não dá pra garantir que poderá receber a vacina.