Checklist: O que levar na mala de bordo no voo internacional?
Quem pega voos mais longos costuma levar duas malas: uma grande para despachar e uma mala de bordo (também chamada de mala de mão, com no máximo 10kg) para acompanhar durante toda a viagem. Voos internacionais tendem a trazer certa preocupação aos passageiros pelos terríveis históricos de perdas, extravios ou descuidos com as malas por parte das companhias aéreas.
Intercorrências como essas são infelizmente imprevisíveis, porém, é possível organizar uma mala de bordo que traga mais tranquilidade caso algum imprevisto com a outra venha a acontecer.
Vamos te ensinar como montar a mala de bordo perfeita. Checklist completo para baixar ao final do artigo.
Regras para a mala de bordo
Conhecer as regras da companhia aérea é o primeiro passo para organizar sua mala de mão. A primeira e mais importante delas é se atentar ao tamanho da mala: ela precisa respeitar as dimensões máximas de 55 cm x 35 cm x 25 cm, incluindo alças, rodinhas e bolsos externos (Informações Abear). A dimensão pode variar de acordo com a companhia aérea, mas garantimos que não mudam muita coisa.
O que pode levar
As empresas permitem subir a bordo com os seguintes ítens:
- Aparelhos de barbear, tesouras arredondadas com lâminas menores de 6 cm;
- Lixa de unha metálica de menos de 6 cm sem ponta perfurante ou aresta cortante;
- Lapiseiras e canetas tinteiro menores que 15 cm;
- Um isqueiro com gás ou fluido (apenas um);
- Bastão de selfie. Porém o equipamento não deve exceder, somado ou em substituição à bagagem de mão, os limites de peso e volume permitidos;
- Apenas em voos domésticos, no máximo, 5 garrafas de bebida alcoólica de até um litro cada. Mas desde que elas estejam lacradas e tenham teor alcoólico inferior a 70%;
- No máximo, 4 unidades de spray de uso médico ou de higiene pessoal, em frascos de até 300 ml ou 300 g.
O que não pode levar
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) orienta que não é permitido levar na mala de bordo:
- Objetos pontiagudos ou cortantes (tesoura, canivete, navalha etc.);
- Outros instrumentos que possam ferir (martelo, alicate, bastões etc.);
- Substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis (aerossóis, fluido de isqueiro etc.);
- Armas e réplicas de armas.
Para voos internacionais, ainda vale acrescentar à lista:
- Não é permitido levar líquidos, géis e pastas em recipientes com mais de 100 ml de volume. Além disso, todos os líquidos e cremes abaixo desse volume devem ser armazenados com folga dentro de um saco plástico transparente vedado de até 1 litro (20 cm x 20 cm), a ser apresentado na inspeção de embarque. Só é permitida uma embalagem dessas por passageiro;
- Líquidos adquiridos no free shop serão aceitos só se estiverem em sacola selada. Precisam também estar acompanhados das notas fiscais do dia do voo. Mesmo assim, não há garantia de que a embalagem será aceita em outros países no caso de conexão;
- Alimentos de bebê, xaropes e soros devem ser levados somente na quantidade necessária para todo o período da viagem de ida (incluindo escalas e conexões).
Condições para Pessoas Com Deficiência (PCD)
Pessoas com Deficiência (PCD) têm direito a regras específicas para trazer mais segurança e comodidade à viagem. As companhias aéreas oferecem condições de assistência e permissão para transportar equipamentos médicos essenciais, como cadeiras de rodas, aparelhos ortopédicos e equipamentos para diálise como bagagem despachada, sem custo adicional. Antes de viajar, certifique-se quais são as condições da sua companhia aérea pelo site.
Aparelhos eletrônicos
Notebooks, tablets, smartphones ou câmeras podem ser levados e usados no avião? A resposta é sim! Os aparelhos eletrônicos podem ser usados em toda a fase da viagem, inclusive no pouso e na decolagem, desde que estejam no modo avião, caso estejam conectados à internet. Para ter acesso à internet, entre em contato com a companhia aérea e compre um pacote de dados ou acesso ao Wi-Fi.
Checklist: Monte sua mala de bordo
Quer uma mãozinha para arrumar sua mala sem deixar nenhum item essencial de fora? Separamos um checklist para te ajudar a se preparar para essa nova aventura. Vamos lá?
1. Documentos
Em primeiro lugar, não poderíamos deixar de colocar os documentos de identificação. Mantenha o passaporte, a identidade, a passagem e os cartões de crédito em uma bolsinha organizada e de fácil acesso. Para prevenir perdas, furtos ou que os documentos se percam na mochila ou mala de bordo, sugerimos uma pochete ou bolsa transversal que permaneça colada ao corpo durante toda a viagem.
Porém, atenção: não deixe todos os documentos em ou dinheiro em uma única bolsa! Caso aconteça a perda da bolsinha, tenha sempre os documentos reservas na mala de bordo ou mala despachada.
1. Medicamentos e itens de saúde
Prepare um kit de medicamentos necessários e leve-os na bagagem de bordo. Inclua também itens de higiene pessoal em frascos de até 100ml, como escova de dentes, pasta, desodorante, um bom creme hidratante e um filtro solar de qualidade.
Para maior segurança, leve uma pequena lista com suas medicações e alergias em uma bolsa de fácil acesso, caso precise de assistência durante o voo.
3. Peça de roupa confortável e funcional
Tenha sempre na sua mala de bordo uma peça de roupa que te traga conforto e permita andar ou esperar na sala de embarque pelo tempo que for preciso tranquilidade. Para se adaptar a diferentes temperaturas, leve peças que possam ser usadas em camadas, como uma calça de tecido confortável, uma blusa e uma jaqueta leve.
Caso esteja viajando para um destino frio, troque a blusa e a jaqueta leve por opções térmicas que te mantenham aquecido.
Outra dica é viajar sempre de tênis e ter na mala dois pares de meias: uma leve para o tênis e uma mais quentinha para trocar dentro do avião e garantir que seus pés estejam aquecidos.
3. Entretenimento
Ninguém consegue ficar o dia inteiro sem algo para distrair, não é verdade? Mesmo que esteja viajando em grupo, em algum momento vai agradecer por ter levado seu Caça-Palavras, Palavras-Cruzadas, Kindle ou um livro gostoso de ler e seu celular com carregador portátil e adaptador universal.
4. Itens de Conforto
Garrafinhas e lanchinhos leves são essenciais para uma viagem longa. Caso não saiba, assim que entrar no avião, você pode solicitar ao assistente de bordo que encha sua garrafa d’água. Caso tenha enjoos em viagens, certifique-se com seu médico quais remédios contra enjoo você pode tomar antes de embarcar e garantir que sua viagem comece bem.
Acessórios de descanso, como máscara de dormir e um travesseiro de pescoço também são recomendados para tornar o voo mais confortável, além de serem fáceis de acomodar na bagagem.
5. Marque sua mala por fora
Esta dica não é muito sobre o que levar, mas sim sobre certificar-se de que nada aconteça com sua mala. Uma forma prática e simples de marcar sua mala por fora é amarrar uma fita grande e colorida sobre a alça da mala. Outras dicas são usar uma capa protetora de mala colorida ou com estampas para facilitar a visualização caso a perca e utilizar um cadeado digital para mala (encontre em sites ou em lojas especializadas).
Gostou das dicas?
Baixe o checklist, imprima e boa viagem!