Voltar para a listagem de postagens

Circuito Anel de Ouro: o tesouro da Rússia Central

Uma região que preserva fatos marcantes da história e da arte russa. O Circuito do Anel de Ouro tem despertado cada vez mais a curiosidade e atenção dos turistas por apresentar monumentos arquitetônicos lindíssimos, paisagens bucólicas, igrejas e catedrais de diferentes estilos e épocas, além de muita cultura popular.

Oficialmente, são oito as cidades que compõem o percurso, mas como muitas possuem uma arquitetura e paisagens parecidas, vamos destacar três, as mais visitadas e interessantes do circuito.

Embarque com a Unitur!

Sergiev Posad

Rodeada por muros brancos de uma autêntica fortaleza medieval, a cidade de Sergiev Posad é um dos destinos mais procurados no Circuito do Anel de Ouro.

A principal atração da cidade é o complexo do Mosteiro de São Sérgio, fundado em 1340, que abriga 13 igrejas e catedrais, com destaque para a catedral da Santa Trindade, a Catedral da Assunção (uma das cópias), a Igreja San Zosima e ainda palácios, residências dos czares, selas dos monges, refeitório dentre outros. É conhecido como o centro espiritual da Rússia Ortodoxa.

Vale a pena observar a beleza das cúpulas azuis e douradas da Catedral da Assunção com uma atenção especial!

A cidade de Sergiev Posad também é o centro da produção artesanal de matryoshkas, as bonequinhas russas de madeira. É possível (e divertido), inclusive, visitar e participar de uma produção.

Vladimir

Às margens do rio Klyazma, a cidade é a segunda capital da Rússia (perdeu o poder em 1238 quando derrotada pelos mongóis) e berço da 1ª dinastia de czares. Tem boa parte do território coberto por florestas.

Ao visitar a cidade, um dos destaques é a Catedral da Assunção, essa sim, a original. Construída pelo príncipe Andrei Bogolyubsky, ficou pronta em 1189 e serviu de modelo para a catedral de mesmo nome do Kremlin de Moscou, que por sua vez foi inspiração para aquela de Sergiev Posad que citamos acima.

circuito anel de ouro

Outras atrações da cidade são a Catedral de São Demetrius e o Portão Dourado, este parte de um antigo complexo de defesa, hoje rodeado pela cidade.

Suzdal

Apenas 35km distante de Vladimir, está a bucólica Suzdal, com sua paisagem tipicamente rural. Com uma população de cerca de 12 mil pessoas que vivem em izbas, típicas casas de madeira e chaminé, a cidade é repleta de tradições e de cultura popular.

circuito anel de ouro

Na pequena Suzdal é possível caminhar pelas ruas sem pressa, observar o trânsito de charretes carregando turistas, conhecer a Catedral da Natividade, o Mosteiro da Intercessão e o do Salvador de Santo Euthímio, todas edificações construídas por comerciantes ricos que queriam um lugar no céu.

Mas certamente a atração mais curiosa e diferente da cidade é o Museu de Arquitetura em Madeira, um museu a céu aberto construído para preservar as construções seculares de madeira da região, transportadas peça por peça para o terreno. Um verdadeiro vilarejo do século XVIII.

Uma curiosidade em Suzdal é uma ponte de madeira que dá acesso a parte da cidade onde fica o museu. Ela é destruída pelo frio todos os anos e reconstruída quando a temperatura se eleva!

Embarque com a Unitur para visitar essa região cheia de história, cultura e espiritualidade!

 

Tallinn, na Estônia: entre o medieval e a tecnologia. Descubra por quê!

Ela é uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa e se perder em suas ruelas é como voltar no tempo. Mas quer saber uma curiosidade? Talinn, capital da Estônia, é também um reduto avançado de tecnologia. Recebeu inclusive o apelido de Vale do Silício da Europa por abrigar muitas empresas de tecnologia. Então, […]

Leia mais

7 atrações imperdíveis no Jalapão!

Não é à toa que essa região é chamada de paraíso até mesmo na telinha. Em O Outro Lado do Paraíso, novela da Rede Globo, o Jalapão é retratado na abertura e em takes aéreos da região simplesmente de tirar o fôlego! Localizado no Estado do Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão reserva aventura e […]

Leia mais

Reinaugurada igreja da Multiplicação dos pães e dos peixes em Tabgha

Neste domingo, em Tabgha, cidade localizada no norte de Israel, foi reinaugurada a Igreja da Multiplicação dos pães. As margens do Lago de Tiberiades, na cidade de Tabgha, está o local onde, de acordo com a Tradição Jesus multiplicou os pães e os peixes. S.E. MONS. GIUSEPPE LAZZAROTTONúncio Apostólico para Israel e Delegado Apostólico para […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!