Circuito Anel de Ouro: o tesouro da Rússia Central
Uma região que preserva fatos marcantes da história e da arte russa. O Circuito do Anel de Ouro tem despertado cada vez mais a curiosidade e atenção dos turistas por apresentar monumentos arquitetônicos lindíssimos, paisagens bucólicas, igrejas e catedrais de diferentes estilos e épocas, além de muita cultura popular.
Oficialmente, são oito as cidades que compõem o percurso, mas como muitas possuem uma arquitetura e paisagens parecidas, vamos destacar três, as mais visitadas e interessantes do circuito.
Embarque com a Unitur!
Sergiev Posad
Rodeada por muros brancos de uma autêntica fortaleza medieval, a cidade de Sergiev Posad é um dos destinos mais procurados no Circuito do Anel de Ouro.
A principal atração da cidade é o complexo do Mosteiro de São Sérgio, fundado em 1340, que abriga 13 igrejas e catedrais, com destaque para a catedral da Santa Trindade, a Catedral da Assunção (uma das cópias), a Igreja San Zosima e ainda palácios, residências dos czares, selas dos monges, refeitório dentre outros. É conhecido como o centro espiritual da Rússia Ortodoxa.
Vale a pena observar a beleza das cúpulas azuis e douradas da Catedral da Assunção com uma atenção especial!
A cidade de Sergiev Posad também é o centro da produção artesanal de matryoshkas, as bonequinhas russas de madeira. É possível (e divertido), inclusive, visitar e participar de uma produção.
Vladimir
Às margens do rio Klyazma, a cidade é a segunda capital da Rússia (perdeu o poder em 1238 quando derrotada pelos mongóis) e berço da 1ª dinastia de czares. Tem boa parte do território coberto por florestas.
Ao visitar a cidade, um dos destaques é a Catedral da Assunção, essa sim, a original. Construída pelo príncipe Andrei Bogolyubsky, ficou pronta em 1189 e serviu de modelo para a catedral de mesmo nome do Kremlin de Moscou, que por sua vez foi inspiração para aquela de Sergiev Posad que citamos acima.
Outras atrações da cidade são a Catedral de São Demetrius e o Portão Dourado, este parte de um antigo complexo de defesa, hoje rodeado pela cidade.
Suzdal
Apenas 35km distante de Vladimir, está a bucólica Suzdal, com sua paisagem tipicamente rural. Com uma população de cerca de 12 mil pessoas que vivem em izbas, típicas casas de madeira e chaminé, a cidade é repleta de tradições e de cultura popular.
Na pequena Suzdal é possível caminhar pelas ruas sem pressa, observar o trânsito de charretes carregando turistas, conhecer a Catedral da Natividade, o Mosteiro da Intercessão e o do Salvador de Santo Euthímio, todas edificações construídas por comerciantes ricos que queriam um lugar no céu.
Mas certamente a atração mais curiosa e diferente da cidade é o Museu de Arquitetura em Madeira, um museu a céu aberto construído para preservar as construções seculares de madeira da região, transportadas peça por peça para o terreno. Um verdadeiro vilarejo do século XVIII.
Uma curiosidade em Suzdal é uma ponte de madeira que dá acesso a parte da cidade onde fica o museu. Ela é destruída pelo frio todos os anos e reconstruída quando a temperatura se eleva!
Embarque com a Unitur para visitar essa região cheia de história, cultura e espiritualidade!