Conheça a Cerimônia das Almas no Laos e como você pode vivenciá-la do jeito certo!
Antes mesmo do sol nascer, todos os dias, faça chuva ou faça sol, feriados e finais de semana, uma tradição do século XIV sobrevive na cidade de Luang Prabang, no Laos.
Centenas de monges deixam seus templos e monastérios e seguem em profundo silêncio, com suas sacolinhas, pelas ruas da cidade. Nas beiradas das calçadas, centenas de pessoas também os esperam, ajoelhadas e concentradas.
Pelo caminho, os monges recebem doações da população para a única refeição que fazem no dia! As oferendas geralmente incluem arroz, frutas e doces.
Muitos são apenas crianças, que os pais enviam aos monastérios para que possam ter a chance de uma educação melhor.
O ritual é lindo e uma tradição bonita, já que o povo budista compartilha tudo o que tem pelo bem de todos. Ao final, diversas crianças carentes da cidade se ajoelham, esperando que os monges redistribuam algo das doações e eles o fazem.
Como viver uma experiência verdadeira na Cerimônia das Almas
Pela internet encontramos muitos relatos, e com razão, de como a cerimônia tem sofrido com a presença de turistas que atrapalham a tradição com até certa falta de respeito pela religiosidade e pelo que o momento significa para aquele povo.
Por isso, a gente deixa aqui algumas dicas para que você possa vivenciar essa experiência da melhor forma possível:
- Vivencie o ritual em silêncio
- Faça uma oferenda apenas se isso tiver um significado para você e for feito de forma respeitosa
- Compre as doações, como o arroz, nos mercados locais ao invés de comprar dos vendedores ambulantes que ficam no caminho dos monges.
- Se você não quiser fazer uma oferenda, por favor, mantenha uma distância apropriada e se comporte respeitosamente. Não fique no caminho da procissão dos monges ou dos fiéis.
- Não chegue muito perto dos monges para tirar fotos; flashes são perturbadores tanto para os monges quanto para as pessoas comuns.
- Vista-se apropriadamente: ombros, colo e pernas devem estar cobertos.
- Não tenha contato físico com os monges.
- Ônibus são proibidos no centro de Luang Prabang e são extremamente perturbadores, então não siga a procissão em um ônibus – você ficará numa posição acima dos monges, o que no Laos é uma falta de respeito.
A Unitur é a empresa líder no Brasil em turismo religioso. Por isso, nossos grupos são orientados a aproveitar o melhor da experiência, sempre com muito respeito e amor pela cultura do próximo.
Embarque com a gente para conhecer o Sudeste Asiático!