Conheça a Galileia, uma região especial para Jesus
Pouca gente sabe, mas a região onde Jesus cresceu, conhecida como Galileia, ou Baixa Galiléia, era uma região muito desenvolvida para a época, com um comércio ativo proveniente da pesca e da agricultura. A Galileia era densamente povoada, tinha muita terras férteis e exportava cereais, azeites e pescados.
Ao visitar a Terra Santa conhecemos de perto muitos dos lugares citados nas passagens bíblicas onde Jesus realizou milagres, conviveu com a família e pregou.
As principais cidades da Galileia no tempo de Jesus eram Nazaré, Cafarnaum e Tiberíades.
Foi em Nazaré que Maria e José viveram, onde Jesus passou boa parte da sua infância e onde teve início a sua vida pública. Ali, um dos principais pontos de interesse em uma visita à Terra Santa é a Basílica da Anunciação, local onde o anjo teria anunciado à Maria que ela estava grávida de Jesus.
São dois andares: no térreo, está a gruta onde teria sido a casa de Jesus. No segundo andar funciona a paróquia, com um grande vitral no teto que contempla obras de diversos países católicos que retratam a Anunciação.
Além disso, a Igreja possui uma área descoberta onde é possível caminhar, rezar e aproveitar um pouco mais a santidade do local. Neste pátio há uma bonita imagem de Maria.
Por esse jardim, também é possível alcançar a Igreja de São José, local onde funcionava a carpintaria do esposo de Maria. A Igreja é simples, mas vale a visita!
A 10 km de Nazaré está a vila de Caná da Galiléia, um lugar especial, onde Jesus realizou o seu primeiro milagre, em uma festa de casamento. Hoje, no local, há uma igreja católica, construída em 1879 e ao lado uma igreja greco-ortodoxa que preserva algumas talhas do tempo de Jesus.
Inclusive, os casais que visitam a Terra Santa costumam renovar os seus votos em uma missa em Caná da Galileia. Há também a tradição de comprar vinho na vila.
Nosso roteiro segue até o Monte Tabor, ou o Monte onde aconteceu a Transfiguração de Jesus. O monte fica a 575 metros acima do nível do mar e proporciona uma visão panorâmica lindíssima do Mar da Galiléia. A basílica construída ali data do ano de 1924 e é um lugar de grande comoção para os visitantes da Terra Santa.
Outro Monte muito especial na região da Galiléia é o Monte das Bem-Aventuranças localizado entre Cafernaum e Genesaré.
O Santuário do Monte das Bem-Aventuranças foi finalizado em 1937 e tem uma vista panorâmica do lago, além de uma cúpula muito bonita, um pórtico e um interior simples e convidativo à oração.
Uma curiosidade está no pavimento logo à frente da Igreja com símbolos que representam a justiça, a prudência, a fortaleza, a fé, a caridade e a moderação.
A próxima parada para reviver os passos de Jesus é Tabgha, a três quilômetros ao sul de Cafarnaum, local onde Jesus realizou a multiplicação dos pães e peixes para a multidão que o seguia. Também nesse local há uma igreja bizantina, do ano de 1982, com mosaicos que retratam a flora e a fauna do local, além de cenas da passagem bíblica.
Dentro da basílica é possível ver alguns vestígios de uma fundação de outro templo erguido no local, provavelmente do século IV, reforçando a veneração do lugar pelos cristãos.
A 50 km de Nazaré fica a cidade de Cafarnaum, outra parada obrigatória na região da Galileia para quem visita a Terra Santa.
Cafarnaum é reconhecida como a cidade de Jesus. Ali ele teria morado por muito tempo, realizado diversos milagres e pregado na sinagoga. Ao visitar Cafarnaum, os peregrinos conhecem uma sinagoga do século IV, mas que ainda conserva fundações do século I, do tempo de Jesus.
A cidade também é o provável lugar onde Jesus recrutou seus discípulos e outro ponto de interesse é a Casa de Pedro, onde Jesus teria morado por um tempo. Atrás da casa há uma linda vista do Mar da Galileia, bem convidativa à oração e contemplação.
E para fechar esse nosso roteiro pela Galileia, não poderíamos deixar de mencionar a importância e a beleza do Mar da Galileia. Boa parte do ministério de Jesus aconteceu às margens desse lago, de pouco mais de 19km de comprimento e 13km de largura.
Na época de Jesus, mesmo sendo uma região pobre, era um local movimentado, com muito comércio e transporte por barco. Inclusive, em um museu da região é possível ver um pedaço de um barco do século I, conservado na lama do Mar da Galileia!
Também foi ali que Jesus caminhou pelas águas e acalmou a tempestade.
Impossível conhecer a Galileia e não se sentir bem próximo de Jesus e da Sagrada Família. Uma experiência de fé, de vida e com histórias para levar na bagagem durante toda a vida!
Embarque com a Unitur para conhecer a Galileia! Somos a agência especialista no Brasil em roteiros para a Terra Santa!
Assista o vídeo “Terra Santa – Uma experiência inesquecível”