Voltar para a listagem de postagens

Conheça a história e as curiosidades da majestosa Mesquita Azul em Istambul

Antes de falar propriamente da Mesquita Azul precisamos explicar que no Islamismo o número de minaretes, ou torres, de uma mesquita, é proporcional a sua importância. Muitos templos se contentam com um, dois ou até quatro deles.

Mas no início do século XVII, o jovem sultão Ahmet, de apenas 19 anos, pediu ao arquiteto a façanha de seis minaretes para o projeto da sua grandiosa Mesquita!

É do alto dessas torres que os muçulmanos são chamados para as cinco orações diárias.

A Mesquita Azul

O Azul que vem de dentro

Construída de 1609 a 1616, a Mesquita Azul, na verdade não é azul por fora. O nome tem origem na cor majoritariamente azulada refletida por mais de 20.000 azulejos em seu interior, alguns deles ali desde o século XVII.

A claridade que proporciona esse efeito magnífico provém de cerca de 260 janelas no interior da Mesquita Azul.

Teto e azulejos da Mesquita Azul

Quando foi construída, a Mesquita contava também com edificações adjacentes com uma casa de estudos islâmicos, uma escola, um hospital, uma cozinha popular, além das tumbas do sultão e seus filhos, mas a maior parte dessas construções foi destruída durante o século XIX.

Hoje, milhares de turistas e fiéis do mundo inteiro visitam a Mesquita Azul. A entrada é gratuita, mas é preciso observar algumas regras de respeito ao islã, como roupas adequadas, pés descalços e véu na cabeça para as mulheres.

Um passeio que é uma verdadeira experiência cultural e espiritual.

A Unitur possui um roteiro incrível pela Turquia e pela Grécia. Embarque com a gente!

A grandiosidade e as curiosidades de Peterhof, na Rússia!

Um destino procurado por cerca de 7 milhões de visitantes todos os anos! Em alemão, Peterhof significa “os jardins de Pedro”, em referência a Pedro, o Grande, que ordenou sua construção após a vitória russa sobre a Suécia, na disputa da Baía de Neva. Mas podemos dizer hoje em dia que são os jardins dos […]

Leia mais

Os mistérios e os encantos de Teotihuacán, no México!

Ninguém sabe ao certo qual povo habitou a Cidade dos Deuses, também conhecida como o local das Pirâmides de Teotihuacan, localizada a cerca de 45 km da Cidade do México. De acordo com uma das hipóteses, ali pode ter sido o berço de uma civilização multiétnica, formada por vários povos, que chegou a atingir mais […]

Leia mais

A devoção brasileira ao Divino Pai Eterno

Essa é uma história de gente simples com fé grandiosa. A devoção ao Divino Pai Eterno teve início com um casal de agricultores que, trabalhando na terra, às margens do Córrego do Barro Preto em Goiás, sentiram tilintar na enxada algo rígido que não era pedra. Para a surpresa do humilde casal, seu Constantino e […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!