De carro pelo nordeste: de Maceió à Maragogi
O Nordeste do Brasil é um daqueles roteiros obrigatórios pra se fazer ao menos uma vez na vida. Você pode até conhecer praias maravilhosas fora do país, mas quando conhece o Nordeste você percebe que o Brasil não perde pra nenhum desses lugares!
Por isso, nosso post de hoje é um convite a uma viagem de carro muito especial, por boa parte do litoral de Alagoas, com suas praias que são um convite ao relaxamento e à gratidão pela vida.
Como o litoral do estado é bem pequeno, as distâncias são curtas e dá pra curtir bastante a estadia em cada praia!
A seguir, indicamos 5 lugares para fazer em 7 dias. Optamos por não montar um roteiro muito certinho, já que as cidades da costa geralmente tem boa estrutura para hospedagem e alimentação.
Nossa proposta é chegar em Maceió e ir direto a Maragogi e depois ir descendo e visitando as praias até Maceió. Mas o contrário, ou seja, iniciando o passeio por Maceió e subindo até Maragogi também é possível.
Primeira parada: Maragogi
Parada obrigatória no litoral de Alagoas, Maragogi é um daqueles paraísos naturais da costa brasileira.
Suas piscinas naturais, ou galés como são chamadas pelos nativos, são o ponto alto do passeio. Na maré baixa é possível colocar um snorkel e se sentir dentro de um aquário com a quantidade de peixinhos.
As piscinas naturais mais visitadas são Galés, Barra Grande e Taocas.
Além das piscinas, o melhor de Maragogi é curtir a calmaria, relaxar na praia e curtir o clima de sossego.
Algumas praias lindas e que vale passar o dia são Barra Grande, Antunes e Ponta do Mangue.
Segunda parada: Japaratinga
Japaratinga é uma pequena cidade bem próxima de Maragogi e que dá nome a sua praia. Bucólica, com coqueiros, ondas fracas e formações de corais que abrigam cardumes de peixes!
Terceira parada: Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres
Descendo um pouco mais está a Praia do Patacho, um paraíso de tranquilidade. Não há barracas, vendedores, nem multidões de turistas. Aliás, a praia é bem vazia.
Ali, reinam os coqueiros e a paz. É preciso levar comida e bebida para passar o dia. De resto, só um bom livro, uma boa companhia e muito descanso!
Quarta parada: Praia do Riacho, São Miguel dos Milagres
Também integrante da cidade de São Miguel dos Milagres, está a Praia do Riacho, famosa por sua igrejinha à beira-mar.
Na região de São Miguel dos Milagres há também o Projeto Peixe-Boi, que preserva a espécie. É um passeio bem bacana quando estiver por ali.
Quinta parada: Paripueira
Areia fina, barracas de praia, barquinhos de pescadores estacionados na margem e aquele mar clarinho, digno de ser chamado de caribe brasileiro.
Um dos pontos altos de Paripueira é a visita às piscinas naturais que pode ser comprada numa das barracas da praia. Corais, peixes e ouriços esperam por você!
Sexta parada: Maceió
A chegada à capital também reserva muitas boas surpresas. Bem pertinho da cidade também estão praias lindas, essas com bastante estrutura para turistas.
Não dá para deixar de fora Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, a primeira com uma visita imperdível às suas piscinas naturais. E também a Praia do Francês e a Praia do Gunga, considerada uma das mais lindas do país.
Na capital, não deixe da dar aquela voltinha na orla, visitando as barraquinhas de artesanato e tomando água de coco.
Como chegar
Maceió tem um aeroporto pequeno, mas novo e com voos diários. É a melhor opção para quem vai do sudeste, sul ou outras regiões mais distantes.
A reserva de carros você pode fazer com toda comodidade com a Unitur 😉
Quando ir
Alagoas tem clima quente o ano todo. O verão é a época de alta temporada, com dias mais secos e águas mais claras.
Apenas para evitar chuvas, evite viajar entre abril e julho.
É bom também ficar de olho na tábua de marés durante a viagem, para conhecer as piscinas naturais enquanto ela estiver baixa.
Embarque com a Unitur para conhecer Alagoas e o nordeste do Brasil!