Deserto do Atacama: dicas de viagem e lugares para conhecer
Não é à toa que o Deserto do Atacama é uma viagem dos sonhos para muita gente. O lugar tem uma beleza única no mundo e um colorido da natureza simplesmente inesquecível.
O destino encanta pelas lagunas, vulcões, salares, gêiseres, termas e muitos outros passeios daqueles dignos de respirar fundo e não acreditar que estamos no mesmo planeta.
Apesar do nome “deserto” assustar, escolhendo a época certa, o Deserto do Atacama é um passeio para toda a família. Não há exigência de caminhadas muito longas, nem de equipamentos especiais.
A estadia em San Pedro do Atacama deixa tudo mais gostoso. Porta de entrada para conhecer o deserto, este povoado com cerca de cinco mil habitantes é simplesmente encantador. É ali que ficam as diversas lojinhas de souvenirs, hotéis rústicos, a rua Caracoles cheia de restaurantes e bares locais, além do centrinho com o seu Museu Arquológico Gustavo Le Paige. É um lugar aconchegante para descansar e se preparar para os passeios da região. Para chegar lá, o Aeroporto Internacional El Loa, na cidade de Calama está a 100 km de San Pedro e atua com voos locais e internacionais.
Então, embarque com a Unitur para saber mais desse destino exuberante!
Conhecendo o Atacama
Os meses de Abril, Maio, Setembro e Outubro são os mais indicados para a sua viagem ao Atacama. Isso porque são períodos com menores variações de temperatura e menos chuvas, facilitando o translado e impedindo que alguns pontos turísticos estejam fechados, como é o caso das Lagunas Altiplânicas no inverno.
Mas, como nem sempre esses meses são propícios para as férias, não se preocupe. Todos os meses são bons para essa viagem, a diferença é que terá que levar um pouco mais de roupa ou bastante protetor solar para passear durante o inverno ou o verão.
Outra distinção importante entre as épocas do ano são os atrativos. Você sabia que o verão é época de migração dos flamingos? Eles chegam no Atacama para acasalarem e tornam a paisagem que já é bela, muito mais colorida!
5 passeios imperdíveis
1.Salar de Atacama e as Lagunas Altiplânicas
Já que introduzimos a beleza dos flamingos, se você deseja assistir esse show de camarote seu ponto de partida é o Salar de Atacama. Terceiro maior salar do mundo, além de conceder essa vista privilegiada, é rodeado por lhamas, alpacas e outros animais que transformam o passeio.
E é neste passeio também que você verá uma das paisagens mais incríveis do Atacama: as Lagunas Altiplânicas. Situadas a mais de 4 mil metros de altitude, dependendo das condições climáticas elas formam um espelho d’água que reflete as montanhas ao redor. Um espetáculo da natureza e um cenário muito clicado entre os turistas!
Esses passeios geralmente compreendem um farto café da manhã, com vista para uma das lagunas.
2. Laguna Cejar e Ojos de del Tebinquinche
A Laguna Cejar é cristalina e tem como diferencial a concentração de 40% de sal. Graças a essa característica, os turistas são convidados a flutuar na lagoa, que não afunda, e curtir um visual maravilhoso, com um vulcão ao fundo!
Depois, a parada acontece na Laguna Ojos del Tebinquinche, bastante profundas, cristalinas e localizadas no meio “do nada”. Alguns arriscam um salto com mergulho, mas só o visual já vale a pena!
3. Passeio astronômico
Se você mora em uma grande cidade, pode ter certeza que esse passeio vai conquistar o seu coração! Afinal, o céu do deserto é por si só uma experiência. Imagine um passeio para ver o céu na companhia de um astrônomo que te mostra a Via Láctea a as constelações a olho nú e a Lua com toda a sua beleza por um telescópio gigante?!
E ainda tem chocolate quente numa cabana quentinha e muitas curiosidades sobre o céu do Atacama!
Um passeio imperdível!
4. Gêiseres del Tatio
Se você não se importar em acordar cedinho para pegar a estrada, visitar os gêiseres d’água será moleza. O passeio começa logo cedo porque é nas primeiras horas do dia que o vapor está mais forte e a temperatura se modifica rapidamente. Então, você irá aproveitar cada segundo das poças em ebulição, as fumaças de vapor e crateras de barro: uma experiência incrível. Nada melhor do que se esquentar com a ajuda da natureza!
6. Vale da Lua e Vale da Morte
Por último, mas não menos importante, os vales da Lua e da Morte, distantes 17 km de San Pedro, carregam esse nome devido à geografia da região: que recorda o solo lunar e um terra árida onde a vida parece impossibilitada de existir. Com certeza sua vista e natureza única valerá cada minuto do passeio. E uma dica é parar no Mirante de Cari, onde você encontrará um pôr do sol maravilhoso junto aos dois vales.
Ficou com vontade de conhecer esse cenário exuberante da natureza?