8 Destinos de peregrinação religiosa para católicos no mundo
Viva momentos inesquecíveis de fé e devoção na sua próxima peregrinação religiosa pelo mundo com a Unitur, especialista em turismo religioso nacional e internacional.
Segundo o Dicionário Aurélio, “peregrinar” significa “viajar ou andar por terras distantes”. O peregrino seria aquele “estranho, estrangeiro” que caminha por essas terras. Por isso, a peregrinação religiosa se distingue de um simples turismo, ela é mais profunda e toca em algo sagrado e muito íntimo para cada um(a) de nós: nossa fé.
Hoje vamos apresentar 8 destinos de peregrinação religiosa para católicos que, com certeza, você já sonhou em conhecer. Separe o papel e a caneta e anote o destino que você mais amou!
Terra Santa
Como não começar por ela? A Terra Santa é um destino de peregrinação religiosa de fiéis de diferentes religiões e talvez seja por isso que a experiência de peregrinar por essa terra seja tão sublime. Cada esquina narra uma história e nos convida a apreciar cada porta, placa e comércio que esbarramos, por isso a peregrinação pode ser melhor aproveitada com a presença de um guia que terá as histórias e orientações na ponta da língua.
Quando ir
Todas as épocas do ano são bem-vindas, a depender do clima que você prefira para viajar. De novembro a março é mais frio. De abril a outubro é mais seco. E entre julho e setembro mais quente.
Na Unitur trabalhamos com grupos que saem em épocas diferentes. Vale a pena consultar os grupos disponíveis.
Santiago de Compostela
É para a encantadora cidade de Santiago de Compostela que milhões de peregrinos se dirigem todos os anos, de bicicleta, cavalo, motocicletas, de carro ou até mesmo a pé, especialmente pelo Caminho Francês, que parte de Roncesvalles, na Espanha, cruza os Pirineus e chega em Compostela.
Os caminhos de Santiago – também conhecidos como Via Láctea – são diferentes percursos que desde o século IX levam peregrinos para venerar as relíquias do apóstolo Tiago, um dos seguidores de Jesus. A peregrinação foi muito concorrida na Europa Medieval, depois ficou um longo período esquecida, até retomar sua popularidade nos anos 1980.
Quando ir
Evite os períodos de temperaturas intensas, viaje preferencialmente entre maio e início de junho ou entre setembro e novembro. Podemos te ajudar a decidir a melhor época e os melhores hotéis, entre em contato.
Vaticano
Não há como deixá-lo de fora. O Vaticano é a sede da Igreja Católica e local onde é possível ver o Papa ao vivo e em cores nas manhãs das quartas-feiras na Audiência Geral, na Praça São Pedro, ou aos domingos no Angelus. Vale lembrar que a agenda do Papa pode ser modificada a qualquer momento e é geralmente alterada nos meses de julho e agosto.
Também é necessário – se quiser acompanhar a cerimônia de perto – ter um convite que pode ser recebido de forma gratuita. Por causa destes e de outros detalhes, sua viagem ao Vaticano será muito mais tranquila se organizada por uma agência de viagens especializada, como a Unitur.
Quando ir
Apesar do Papa ter uma agenda variável entre julho e agosto, estes são os meses com menos chances de você passar frio. Vale lembrar que o Vaticano transborda lugares a serem visitados, conheça mais clicando aqui.
Entre março e novembro você pode aproveitar tudo o que o menor país do mundo tem a oferecer.
Assis
A cidade italiana é duplamente santa, portanto temos 2 motivos para visitá-la: conhecer o túmulo de São Francisco de Assis e a história de Santa Clara.
No dia de Pentecostes de 1230, exatamente em 25 de maio, o corpo de São Francisco de Assis foi transportado para a Basílica Superior, em Assis, onde repousa até hoje e atrai milhões de fiéis que vêm à cidade para conhecer a vida do santo que aqui viveu e morreu.
Além disso, ali também viveu Santa Clara, discípula de São Francisco, que também tem igrejas lindíssimas erguidas em sua homenagem. Conheça os encantos de Assis clicando aqui e já sinta um gostinho do que te espera nesta peregrinação!
Quando ir
Durante a primavera os dias costumam começar com 17ºC e a temperatura sobe agradavelmente durante o dia. Também é nessa época que as chuvas se afastam, dando lugar a lindos dias ensolarados e floridos. Por isso, a sugestão é visitar especialmente entre maio e junho.
Aparecida
Banhada pelo Rio Paraíba do Sul, a cidade de Aparecida logo dá as boas vindas aos seus peregrinos que bem antes de chegar já avistam a principal atração da cidade. Já da estrada, a Basílica se ergue imponente e mesmo aqueles que não guardam uma fé, acabam sentindo a suntuosidade do lugar e a paz que transborda por suas paredes.
Não importa se você já peregrinou até Aparecida, você vai querer retornar. O Santuário de Aparecida é o tipo de destino que sempre tem algum detalhe que passou batido na primeira vez. Garantimos que é uma excelente viagem para devotos de Nossa Senhora.
Quando ir
O outono é a época mais indicada, especialmente entre março e junho, já que as temperaturas estão amenas e o movimento de turistas fica menos intenso, abrindo espaço para os peregrinos fazerem o caminho com mais tranquilidade.
A Unitur é especialista em peregrinação religiosa ao Santuário da Mãe Aparecida. Temos vários grupos ao longo do ano para você não perder essa viagem. Saiba mais!
Guadalupe
Hoje, o famoso manto de Nossa Senhora de Guadalupe está preservado e intacto no Santuário de Guadalupe na Cidade do México, mesmo após sofrer até mesmo um atentado à bomba nestes quase 500 anos de história. O Santuário é composto por diversas capelas e pelas duas basílicas, a do século XVI e a outra de 1974, e se consagrou como o segundo mais visitado do mundo, com cerca de 20 milhões de visitantes por ano.
Quando ir
As melhores épocas para visitar o Santuário de Nª Sra. de Guadalupe são entre abril e maio, e entre setembro e outubro. Ambas são épocas com menor chance de chuva e temperaturas amenas.
Fátima
A pequena cidade de Fátima, em Portugal, a apenas 1h30 de Lisboa, é um dos maiores destinos de peregrinação do mundo. Ali, três pastorinhos viram por mais de uma vez a imagem de Nossa Senhora no ano de 1917. Desde então, passou a receber milhões de visitantes por ano que vão em busca de uma experiência espiritual e religiosa com a então proclamada padroeira de Portugal, Nossa Senhora de Fátima.
Os arredores do Santuário são igualmente sublimes às basílicas e à capela de Fátima. As oliveiras onde os pastorinhos visualizaram Maria, a casa onde viveram e as ruas por onde passaram são pontos históricos e espirituais importantes para a cidade.
Quando ir
A cidade de Fátima fica absolutamente lotada no dia 13 de maio, recebendo até 35 mil pessoas nesta data. Apesar das multidões, o dia é especial. Além disso, todo dia 13 de cada mês, Fátima costuma ficar mais cheia. Então, se você busca visitar o lugar com mais calma e tranquilidade, pense em ir em datas diferentes.
Apenas evite ir durante o outono e o inverno, pois Fátima costuma ser bem fria. Temos grupos com destinos ao Santuário de Fátima no roteiro Santuários Marianos pela Europa! Confira a disponibilidade.
Lourdes
A história de Nossa Senhora de Lourdes é uma das mais contadas dentro da fé católica. As aparições aconteceram em 1858, 11 de fevereiro a 16 de julho e foram reveladas por Bernadette Soubirou, que era ainda uma criança. Em 25 de fevereiro de 1858, na presença de uma multidão, surgiu sob as mãos de Bernadette uma fonte que jorra cerca de 5 mil litros de água pura até hoje.
A cidade de Lourdes, no Sul da França, é hoje um dos pontos de peregrinação mais visitados pelos católicos no mundo, recebendo cerca de 6 milhões de visitantes todos os anos. Conheça mais sobre a história de Lourdes!
Quando ir
A temporada de peregrinação religiosa ao Santuário de Lourdes acontece entre abril e outubro, quando as temperaturas estão agradáveis e permitem os banhos de cura na gruta, para quem desejar.
Peregrine e viva experiências profundas de fé ao redor do mundo. E conte conosco para fazer sua viagem tranquila e sem complicações. Conheça os Roteiros Unitur ou entre em contato para montar seu próprio roteiro.