Devoção ao Imaculado Coração de Maria

A festa do Imaculado Coração de Maria é celebrada no sábado seguinte à solenidade do Sagrado Coração de Jesus, sempre na segunda sexta-feira do mês de junho, logo após a solenidade de Corpus Christi. 

A história desta festa remonta ao início da Igreja Católica, porém, ganhou força com as aparições de Nossa Senhora de Fátima à Lúcia, a mais velha dos três pastorinhos. 

Conheça um pouco mais sobre a relação desta devoção com as aparições em Fátima. 

O Imaculado Coração de Maria e as aparições em Fátima

A história conta que em 13 de junho de 1917, na cidade de Fátima, em Portugal, a revelação da devoção reparadora ao Imaculado Coração foi iniciada. Neste dia, os pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta estavam reunidos, quando Nossa Senhora apareceu e disse à Lúcia, a mais velha dentre os eles: 

“Ele [Jesus] quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração”. 

Neste momento, os três puderam ver Nossa Senhora com um coração na mão, com espinhos ao redor, e interpretaram como o próprio Coração Imaculado de Maria, que precisava de reparação pelas ofensas e pecados da humanidade.

No mês seguinte, em 13 de julho, Maria apareceu ao trio para dar-lhes a visão assustadora do inferno e dizer-lhes: 

“Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores; para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração”. 

Sete anos depois, em 10 de dezembro de 1925, em Pontevedra, na Espanha, que Maria apareceu à Lúcia, agora postulante, para revelar como esta reparação deveria acontecer. Porém, foi apenas em dezembro de 1927 que ela verbalizou as palavras, por ordem de seu confessor:

“Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que, durante cinco meses, no primeiro sábado, confessarem-se, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço, e Me fizerem quinze minutos de companhia, meditando nos quinze mistérios do Rosário, com o fim de me desagravar, Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas”.

Conheça Fátima em 2024

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima foi palco das aparições de Maria aos três pastorinhos no século 1920 e, hoje, é lugar de fé que atrai milhares de devotos, de todos os cantos do mundo, a peregrinar rumo à casa da Mãe de Fátima. E você, caro(a) devoto(a), é convidado a conhecer este espaço mais do que especial, acompanhado(a) por uma agência de viagens especializada em Turismo Religioso Nacional e Internacional. 

Conheça nossos pacotes de viagem aos principais Santuários Marianos da Europa e transforme 2024 no seu ano de peregrinação!