Voltar para a listagem de postagens

A devoção brasileira ao Divino Pai Eterno

Essa é uma história de gente simples com fé grandiosa.

A devoção ao Divino Pai Eterno teve início com um casal de agricultores que, trabalhando na terra, às margens do Córrego do Barro Preto em Goiás, sentiram tilintar na enxada algo rígido que não era pedra.

Para a surpresa do humilde casal, seu Constantino e dona Ana Rosa, era um medalhão que representava a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Era por volta do ano 1840.

Desde o início a devoção foi enorme. Beijaram e levaram o medalhão para casa.

Começaram a rezar diante dele e a história em pouco tempo se espalhou nas redondezas. Vinha gente de todo canto venerar a imagem.

Das capelas à Basílica 

Com a fé se espalhando, vieram as capelas em homenagem à imagem. A primeira delas foi construída em 1848 coberta com folhas de buriti.

Depois ainda uma segunda, um pouco maior, às margens do Córrego e em 1912, o Santuário do Divino Pai Eterno foi inaugurado. Hoje, conhecido como Santuário Velho, ou Paróquia Matriz de Trindade.

Apenas em 1994, com a ajuda de romeiros e devotos, finalizou-se o Novo Santuário, depois de 51 anos de seu anúncio pelo arcebispo de Goiás, em 1943.

Em 2006, o Papa Bento XVI reconheceu o Santuário como uma Basílica Menor, sendo a única do mundo dedicada a Deus Pai.

Santuário Divino Pai Eterno

A história da romaria

Constantino, logo nos primeiros anos após a descoberta da imagem, encomenda ao famoso artista plástico de Pirenópolis, Veiga Valle, que retocasse o medalhão.

O artista, no entanto, fez uma réplica de madeira. Como Constantino não tinha o dinheiro suficiente para pagar, deixou também o seu cavalo e retornou a pé, por mais de 100Km, à Vila do Barro Preto.

Desde então, milhares de devotos chegam em romaria todos os anos para visitar o Santuário.

Especialmente no primeiro domingo do mês de julho, quando cerca de 2,5 milhões saem de todos os cantos do País para participar da Festa de Trindade.

Já pensou em conhecer esse pedacinho do céu no interior de Goiás?

Conheça nossos pacotes que incluem essa peregrinação de encontro com a fé e a simplicidade.

Faça sua reserva!

Carlo Acutis: Quem foi o jovem beato?

Em 03 de maio de 1991, em Londres (Inglaterra), nasceu o beato Carlo Acutis, um jovem normal que gostava de jogar futebol, sair com os amigos e ir para escola. Porém, em 12 de outubro de 2006, em Monza (Itália), o jovem faleceu de leucemia fulminante. Sua história pararia por aí se não fosse o […]

Leia mais

A Unitur te espera na Feira do Congresso Eucarístico Nacional.

Recife será a sede do 18º Congresso Eucarístico Nacional, um dos mais importantes eventos da Igreja Católica no Brasil. A Unitur Viagens não poderia ficar de fora.  O evento inicialmente previsto para 2020 foi transferido para os próximos dias 11 a 15 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, e contará com presença maciça […]

Leia mais

Patrimônio Cultural do Brasil: 7 destinos culturais para você visitar

Dia 17 de agosto é o Dia do Patrimônio Cultural, quando homenageamos o aniversariante belorizontino Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898 – 1969), advogado, escritor, jornalista e grande responsável pela criação do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), em 1937, atualmente Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  E não poderíamos deixar […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!