A devoção brasileira ao Divino Pai Eterno
Essa é uma história de gente simples com fé grandiosa.
A devoção ao Divino Pai Eterno teve início com um casal de agricultores que, trabalhando na terra, às margens do Córrego do Barro Preto em Goiás, sentiram tilintar na enxada algo rígido que não era pedra.
Para a surpresa do humilde casal, seu Constantino e dona Ana Rosa, era um medalhão que representava a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Era por volta do ano 1840.
Desde o início a devoção foi enorme. Beijaram e levaram o medalhão para casa.
Começaram a rezar diante dele e a história em pouco tempo se espalhou nas redondezas. Vinha gente de todo canto venerar a imagem.
Das capelas à Basílica
Com a fé se espalhando, vieram as capelas em homenagem à imagem. A primeira delas foi construída em 1848 coberta com folhas de buriti.
Depois ainda uma segunda, um pouco maior, às margens do Córrego e em 1912, o Santuário do Divino Pai Eterno foi inaugurado. Hoje, conhecido como Santuário Velho, ou Paróquia Matriz de Trindade.
Apenas em 1994, com a ajuda de romeiros e devotos, finalizou-se o Novo Santuário, depois de 51 anos de seu anúncio pelo arcebispo de Goiás, em 1943.
Em 2006, o Papa Bento XVI reconheceu o Santuário como uma Basílica Menor, sendo a única do mundo dedicada a Deus Pai.
A história da romaria
Constantino, logo nos primeiros anos após a descoberta da imagem, encomenda ao famoso artista plástico de Pirenópolis, Veiga Valle, que retocasse o medalhão.
O artista, no entanto, fez uma réplica de madeira. Como Constantino não tinha o dinheiro suficiente para pagar, deixou também o seu cavalo e retornou a pé, por mais de 100Km, à Vila do Barro Preto.
Desde então, milhares de devotos chegam em romaria todos os anos para visitar o Santuário.
Especialmente no primeiro domingo do mês de julho, quando cerca de 2,5 milhões saem de todos os cantos do País para participar da Festa de Trindade.
Já pensou em conhecer esse pedacinho do céu no interior de Goiás?
Conheça nossos pacotes que incluem essa peregrinação de encontro com a fé e a simplicidade.