Florada das cerejeiras encanta locais e turistas no Japão
A época da florada das cerejeiras é conhecida internacionalmente como um dos períodos mais belos do Japão. Turistas e locais aguardam a chegada das flores que permanecem em meio à cidade por cerca de duas semanas, aromatizando e formando mantas rosas pelas ruas. Mas, a importância da florada vai além da estética, ela é cultural para japoneses.
Quando é a florada das cerejeiras
A florada das cerejeiras acontece entre o final de março e abril, a data exata varia de ano a ano. Por isso, quem deseja ver de perto as flores precisa organizar sua viagem com antecedência e planejamento para garantir que estará lá na época certa – aqui na Unitur, o grupo de viagens para a Florada é montado por profissionais experientes e garantimos que a experiência será a melhor possível.
Onde acompanhar a florada das cerejeiras
No Japão, são quatro as cidades indicadas para quem deseja acompanhar a Florada das Cerejeiras: Tóquio, Kyoto, Osaka e Nagoya.
Tóquio
Vá ao Ueno Park, um dos destinos mais procurados pelos japoneses para as festas de contemplação das árvores de cerejeiras, chamadas hanami. Agora, se procura silêncio e momentos a sós, o Shinjuku Gyoen é um parque nacional com mais de 12 tipos de cerejeiras, mil árvores e espaços silenciosos para aproveitar.
Por último, mas não menos importante, que tal passear de barco para apreciar as flores em volta? No fosso do Chidorigafuchi é possível alugar seu barquinho e apreciar as noites iluminadas, perfumadas e encantadas pelas flores.
Osaka
Lugares ótimos para aproveitar a vista e fazer um gostoso piquenique são o Kema Sakuranomiya Park e o Castelo de Osaka.
No Kema, às margens do Rio Osaka, estão mais de 5 mil cerejeiras, já o castelo possui mais de 2 mil quilômetros quadrados com área verde e infraestrutura para atividades esportivas.
Kyoto
Próximo de cafés e restaurantes está o Caminho do Filósofo, às margens de um canal recheado de cerejeiras floridas.
Um passeio clássico por Kyoto é em Maruyama Park, famoso pelas suas festas hanami e por sua grande cerejeira com galhos que acendem ao anoitecer.
Nagoya
Um dos lugares mais lindos para acompanhar a florada é o Yamazakigawa, em seu caminho de 2,5 quilômetros às margens do rio.
E se você gosta de história e arquitetura japonesa, vale a pena passar pelo Castelo de Nagoya para apreciar a arquitetura tradicional local e as belas cerejeiras.
Cultura por trás da florada das cerejeiras
Depois de um longo período seco com poucos raios de sol, é impossível não se maravilhar com as radiantes flores que surgem das árvores.
Os japoneses costumam pegar suas toalhas e lonas e deitar embaixo das árvores para conversar, fazer piqueniques ou até tirar um cochilo. A tradição diz que se uma pétala cair na sua comida ou bebida é sinal de muita sorte.
Há muito tempo, era a florada das cerejeiras que marcava o período de plantio do arroz, já que o risco de nevada ou geada era quase inexistente. Hoje, ela é sinônimo de retomada dos ânimos e beleza para os olhos e para a alma.
Seja gentil com as cerejeiras
Como pôde perceber, a florada das cerejeiras é uma época importante para os japoneses: ela traz belezas e cores primaveris após dias cinzentos de inverno. Por esse motivo, não se pode visitar o país nessa época e agir como se as árvores sempre estivessem floridas: é preciso tomar cuidado para não derrubar suas flores.
Quando estiver no Japão na época da florada, principalmente nas festas de contemplação (hanami), atenção:
- Não pise nas raízes de cerejeiras;
- Não mexa ou escale nas árvores;
- Cuidado ao sentar no chão para não sentar nas raízes;
- Confirme que aquele lugar permite piqueniques;
- Cuide mais intensamente do seu lixo.
Viva essa experiência única de sentir os perfumes e ver os encantos da florada das cerejeiras com a Unitur.