Ilha de São Miguel: um passeio completo pela maior ilha dos Açores!
Quer uma dica de um lugar diferente e feito para se apaixonar?
O Arquipélago dos Açores, em Portugal, reserva uma geografia de tirar o fôlego e lagoas vulcânicas que encantam o olhar.
O conjunto dessas maravilhosas ilhas fica localizado no Oceano Atlântico, a pouco mais de duas horas de voo de Lisboa. Ao todo, são nove ilhas, separadas em três grupos: oriental, central e ocidental.
A maior delas e a mais repleta de atrativos é a Ilha de São Miguel!
A Ilha de São Miguel se formou a partir de três grandes explosões que aconteceram há mais de 8 milhões de anos. Apesar de ser a maior Ilha dos Açores, tem apenas 15,8 km de largura e 62,1 km de comprimento.
Hoje, a ilha é um reduto de atividades esportivas como canoagem, ciclismo, montanhismo e muitas trilhas para acessar diversos pontos turísticos.
Preparamos um post só sobre esta ilha incrível!
Embarque com a Unitur para conhecer essa maravilha da natureza!
O que ver na Ilha de São Miguel
-
1. Miradouro Lagoa do Canário
Desse miradouro a vista da Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa de Santiago e a Lagoa Rasa formam uma paisagem incrível!
Fique atent@ para fazer esse passeio em um dia sem nevoeiro.
-
2. Miradouro Vista do Rei
Diz a lenda que uma princesa do reino das Sete Cidades se enamorou por um pastos, mas seu pai proibiu o romance. Os dois, então, marcaram um último encontro de despedida e choraram. Das lágrimas dos olhos azuis da princesa, surgiu a lagoa azul e dos olhos verdes do pastor, a lagoa verde. O amor não foi pra frente, mas ficou eternamente marcado naquele local das lagoas.
Mas você também pode acreditar que a explicação é porque uma tem mais algas que a outra e por ser menos profunda, reflete o verde da paisagem 😉
São essas lagoas que você verá do alto desse mirante de 251 metros.
-
3. Ponta da Ferraria
Na Ponta da Ferraria também há um mirante magnífico, com vista para o mar, farol, piscinas naturais e termas.
O local é ótimo para fazer um piquenique.
Sem contar na Estância Termal da Ferraria, que tem um belo restaurante e entrada gratuita para piscinas naturais.
-
4. Miradouro das Pedras Negras
Duas curiosidades marcam essa vista, também espetacular!
A primeira delas, a formação das falésias que se parece com a cabeça e a tromba de um elefante. A outra, um barco encrustado nas pedras, que dá origem a fotos maravilhosas do lugar!
-
5. Miradouro Lagoa do Fogo, Caldeira Velha e Ribeira Grande
A Lagoa do Fogo é a segunda maior e a mais alta da Ilha (575 metros).
Ali perto, na encosta da Lagoa do Fogo, há também o parque Caldeira Velha, com uma diversidade abundante de flora e fauna, com piscinas naturais de águas termais, que se esquentam na caldeira vulcânica!
Com esse passeio também dá pra combinar uma visita à cidadezinha de Ribeira Grande, e apreciar o jardim botânico e algumas igrejas coloniais.
Próximo também há o miradouro da Santa Iria, que com certeza vale a parada para um clique!
-
6. Praia de Moinhos
Quer um dia para curtir as águas dos Açores e não só observá-las?
Uma boa pedida é a Praia dos Moinhos, que além da beleza também possui uma boa infraestrutura com restaurante, café, vestiários e estacionamento.
-
7. Miradouro do Pico dos Ferros, Lagoa das Furnas e Caldeiras das Furnas
Do Miradouro, aquela vista encantadora da Lagoa das Furnas e das Caldeiras.
Lá embaixo, os moradores do local preparam um cozido à portuguesa em fornos naturais, embaixo da terra, gerados pela atividade vulcânica. É preciso reservar com antecedência, mas é uma experiência gastronômica incrível!
-
8. Parque Terra Nostra e Poça da Dona Breja
Outra experiência peculiar na Ilha de São Miguel é o Parque Terra Nostra. O local possui uma piscina de água termal ferruginosa a 38ºC. Vista uma roupa de banho mais velhinha, pois a ferrugem dificilmente sai, assim como a experiência desse banho na sua vida!
Outro local para aproveitar as piscinas ferruginosas é a Poça da Dona Breja, que tem entrada mais barata e fica aberto até mais tarde.
-
9. Miradouro Ponta do Sossego
Além da vista magnífica, o que encanta muito neste miradouro é poder caminhar na falésia em meio a cultivos de hortênsias. O local também tem espaço para um gostoso piquenique em meio à natureza.
-
10. Ponta Delgada
Estando na Ilha de São Miguel é obrigatório incluir um tour pela cidade de Ponta Delgada, a capital da região. Dá para fazer tudo a pé.
Vale conhecer o Jardim Botânico, a Igreja do Senhor Santo Cristo do Séc XVI, o Forte de São Brás, as Portas da Cidade, a Igreja Matriz de São Sebastião, a Ermida Mãe de Deus e a Praia.
Como chegar
De Lisboa, há voos regulares partindo para a Ilha de São Miguel. São aproximadamente duas horas voando.
Como se locomover
O melhor jeito para conhecer a Ilha é alugando um carro, ou contratando uma agência de viagens, como a Unitur 😉 . Como a ilha não é ainda muito explorada para o turismo há pouca opção de transporte público para a atrações.
Embarque com a Unitur para conhecer Portugal e o Arquipélago dos Açores!