Voltar para a listagem de postagens

No dia de Madre Teresa de Calcutá, conheça 5 fatos curiosos sobre a Santa

Nascida em Skopje, atual Macedônia, Madre Teresa recebeu, em homenagem, o nome de Madre Teresa de Calcutá, a cidade indiana onde faleceu em 5 de setembro de 1997. A santa foi uma missionária católica que marcou o mundo como  na luta pelos pobres e doentes. Pelo seu trabalho, foi condecorada e premiada ao longo de toda a vida, recebendo, merecidamente, o Nobel da Paz em 1979.

O dia 5 de setembro marca a festa litúrgica que homenageia Madre Teresa de Calcutá e, pensando nesta data, trouxemos para você 5 fatos interessantes sobre ela. Conheça-os:

1- A Índia: o país da missão da Santa dos pobres e doentes

Antes de se tornar missionária, a madre se chamava Agnes Gonxha, que em português significa “botão de rosa” ou “pequena flor”. Ela foi batizada como Teresa na Índia, onde deu início ao seu trabalho humanitário e, também, onde foi sepultada.

Em 1947, mudou-se para um bairro pobre de Calcutá, onde estabeleceu sua primeira escola e fundou a Congregação das Missionárias da Caridade em 1950. Dois anos depois inaugurou uma casa para moribundos e, em 1953, o seu primeiro orfanato.

2- Da Índia para o mundo

A primeira obra de caridade de Madre Teresa fora da Índia foi aberta na Venezuela. O trabalho missionário se expandiu para mais de uma centena de países, até mesmo Cuba e União Soviética. A congregação da Santa foi a primeira a conseguir atuar no território que hoje é a Rússia, fixando-se na região em meados da década de 1990.

3- Amigos dignos de calçada da fama, assim como a própria Madre Teresa

A madre tinha um grupo de amigos bastante exclusivos. Era próxima, por exemplo, da Princesa Diana, já que ambas compartilhavam grande interesse no trabalho humanitário. Também era aconselhada e admirada por João Paulo II, pároco que a beatificou em 2003.

Em 1986, quase vinte anos antes de sua beatificação, Madre Teresa recebeu o Papa no lar em que vivia e atendia aos pobres e doentes. A data ficou marcada como um dos dias mais felizes da vida da Santa, que acreditava que o toque do papa era “o toque de Cristo”. 

madre teresa de calcutá

Madre Teresa e João Paulo II

 

4- Converter-se era tornar-se alguém melhor

Madre Teresa acreditava que converter alguém significava transformá-lo(a) em um ser humano melhor. Ainda assim, defendia e assegurava a liberdade de crença aos doentes que atendia. Quando uma pessoa morria, ela e suas irmãs da Congregação realizavam os rituais fúnebres de acordo com as crenças do próprio paciente.

5- Novena de emergência: uma criação registrada em nome da Madre

Como Madre Teresa lidava frequentemente com muitos problemas e, em diversos momentos enfrentava vários deles de uma só vez, ela desenvolveu uma maneira rápida de invocar a intercessão da Virgem Maria, que ficou conhecida como “novena de emergência”.

Os princípios e as obras de Madre Teresa de Calcutá permanecem vivos ao redor do mundo, defendidos por milhares de missionários. O turismo, inclusive o religioso, é uma das principais atividades destes lugares, onde está perpetuado o trabalho da santa, assim como em Calcutá, uma das maiores cidades indianas e considerada a capital cultural do país.

Muita gente não sabe, mas existe a possibilidade viajar também para a cidade natal de Madre Teresa, Skopje (atual Macedônia). A região é repleta de curiosidades sobre a vida da santa, sua família e sua infância; e muitos dos pontos turísticos visitados por lá retratam com clareza as razões pelas quais Madre Teresa passou a se interessar por missões humanitárias.

Embarque com a Unitur para conhecer os principais locais da história de Madre Teresa de Calcultá! 


Halong Bay: uma das 7 maravilhas da natureza que você precisa conhecer!

Uma vez no Vietnã, um passeio imperdível é a Halong Bay, no Golfo de Tonkin. Considerada uma das 7 maravilhas da natureza, a baía é formada por um mar verde esmeralda e milhares de ilhas e ilhotas calcárias. A experiência de contato com a natureza em uma paisagem tão única certamente será inesquecível. São mais […]

Leia mais

Marrocos – o que você precisa saber antes de viajar

Marrocos é repleto de inspirações para turistas de todos os tipos ao redor do globo, especialmente para aqueles que buscam um turismo histórico e cultural com  paisagens marcantes. As cores, a arquitetura, os aromas da gastronomia pluricultural e o contraste geográfico do dos mares com as montanhas. Visitar Marrocos é desejo de muitos viajantes ao […]

Leia mais

Tallinn, na Estônia: entre o medieval e a tecnologia. Descubra por quê!

Ela é uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa e se perder em suas ruelas é como voltar no tempo. Mas quer saber uma curiosidade? Talinn, capital da Estônia, é também um reduto avançado de tecnologia. Recebeu inclusive o apelido de Vale do Silício da Europa por abrigar muitas empresas de tecnologia. Então, […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!