Voltar para a listagem de postagens

O que visitar e experimentar em Tirana, capital da Albânia. Confira!

Existe muito mais para conhecer na Albânia, Europa, além de seu maravilhoso e ainda pouco explorado litoral. A capital, Tirana, por exemplo, merece uns dias dedicados somente à sua arquitetura, história e gastronomia.

Depois de enfrentar décadas bastante cinzentas e uma enorme revolução cultural e ideológica liderada pelo ditador Enver Hoxha, a cidade teve que lidar com um crescimento caótico e desordenado e só recentemente passou a se destacar por suas cores e arquitetura; sua hospitalidade; pela comida boa e barata e por excelentes produções de café e cerveja e, consequentemente, pelas deliciosas cafeterias. Quem passeia por Tirana consegue fazer a maioria das coisas a pé. Abaixo, listamos alguns lugares incríveis a serem visitados!

A Praça Skanderbeg leva o nome de um herói nacional, cuja estátua é vista logo de cara pelos visitantes, considerado um dos responsáveis por libertar a Albânia dos otomanos. O espaço aberto foi redesenhado durante o período socialista vivido por Tirana, após o domínio nazista, e é rodeado pelas principais construções da cidade e conhecê-las é uma grande lição de história. Entre estas construções estão a tradicional Mesquita Et’hem Bey e a Torre do Relógio, ambos construídos no século XVIII e, por sua importância cultural, poupados da demolição em massa feita pelo ditador já mencionado. É possível acessar a Torre do Relógio e, do alto, ter uma visão bem especial da cidade.

Praça com a mesquita e a Torre do Relógio

Também na Praça Skanderbeg estão o Museu de História Nacional, identificado pelo mosaico nacionalista de sua fachada e bastante abrangente no que diz respeito à história do país europeu desde a antiguidade e o Palácio da Cultura, sede da Ópera de Tirana e da Biblioteca Nacional.

 

Apenas alguns metros de distância da praça, fica a Pirâmide de Tirana (Pirama): uma construção hoje sem muita utilidade que foi desenhada pela filha de Enver Hoxha após a sua morte, para sediar o que seria um museu em homenagem ao ditador. Hoje em dia, a pirâmide não passa de uma lembrança dos tempos sombrios da cidade.

Estando nas proximidades, aproveite para pegar o teleférico e conhecer o Parque Nacional de Monte Dajti e a própria montanha: que paisagem linda!

Ao caminhar pela Rua Murat Toptani – uma rua para pedestres – será possível conhecer as ruínas da Fortaleza de Justiniano, uma das poucas coisas restantes do período bizantino, e a Ponte de Tabak ou Tanner’s Bridge, uma antiga ponte de pedra dos tanoeiros, construída no período otomano (século XIX).

O Bairro Blloku deve ser outro ponto visitado por quem está na capital da Albânia. É um bairro que pode ser comparado à Rua Oscar Freire, em São Paulo, ou até mesmo ao Bairro Palermo, na Argentina, durante os seus tempos áureos. Até o fim da ditadura, Blloku tinha acesso proibido para população da cidade por ser o bairro onde vivia Enver Hoxha e seus aliados. Inclusive, a exuberante casa do ditador permanece erguida e intacta por lá.

Bairro Blloku, em Tirana

Nos arredores deste bairro “chique” existe o chamado Postbllok (“checkpoint”, em inglês), abrigo de símbolos da repressão ocorrida durante o regime de isolamento comunista e homenagem aos prisioneiros políticos. No Postbllok é possível ver um pedaço do muro de Berlim; pedaços de concreto de uma mina, retirados de um campo de concentração para estes prisioneiros e um bunker, uma das várias estruturas fortificadas subterrâneas construídas pelo ditador.

Por falar em bunker…

Entre os vários bunkers espalhados pela cidade, um deles sedia um interessante museu/exposição de arte. Ele é conhecido pelos locais como Bunk Art e é a atração mais tradicional da cidade. Vale conhecer!

Bunk’Art em Tirana

Experimente visitar também o Grand Park (Parku i Madh) ou Parque do Lago Artificial. É um dos pontos mais relaxantes de toda a cidade e abriga, além do lago, a Igreja de São Procópio, o Palácio Presidencial e memoriais de algumas personalidades da Albânia. Quem passa pelo parque tem a oportunidade de visitar, ainda, o zoológico de Tirana e o jardim botânico, com muitas flores e plantas típicas albanesas;

Antes de ir embora, conheça a Galeria Nacional de Artes de Tirana e faça algumas fotos no Reja (The Cloud), obra de arte feita em aço pelo arquiteto japonês Sou Fujimoto e usada como espaço cultural e social.

É isso!

A Unitur é a agência de viagens que está sempre pronta para te atender e conta com os melhores especialistas para o desenvolvimento de roteiros turísticos incríveis! Entre em contato para agendar a sua visita à Tirana em um pacote particular ou em grupo!

Romaria de Caravaggio: conheça a tradição Farroupilha

Uma das romarias mais tradicionais do Brasil acontece em Farroupilha (RS), no final do mês de maio, quando celebra-se a história de Nossa Senhora de Caravaggio. Todos os anos, ela atrai mais de 100 mil peregrinos que percorrem o caminho até o Santuário de Nª Sra. de Caravaggio. Conheça a origem da devoção e a […]

Leia mais

Fortaleza: alegria e beleza inconfundíveis no nordeste brasileiro

Conhecer o nordeste do Brasil é sempre uma boa pedida! Nossas praias são maravilhosas, com recortes de relevo únicos do nosso país. Assim é Fortaleza, capital do Ceará. A cidade reserva ótimas atividades de dia e de noite, com praias de tirar o fôlego, restaurantes badalados e shows de humor para completar o roteiro. É […]

Leia mais

Saiba quais são os documentos necessários para viajar com crianças

Quem tem mais de 12 anos pode viajar desacompanhado dentro do Brasil.Com menos, todas as crianças devem ter autorização. Veja regras. Neste mês de férias escolares muitas crianças vão viajar. e a gente sempre acaba com aquela dúvida: a gente precisa levar os documentos delas? Quais documentos? E se a viagem for pro exterior? A […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!