Quem foi Teresa Verzeri?
A italiana Teresa Verzeri foi a fundadora da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, que cultivou o sonho de estar presente em todo o mundo, revelando o amor do coração de Jesus a todos os povos.
Quer conhecer mais sobre sua história e missão? Continue lendo.
História
Nascida em 31 de julho de 1801, em Bérgamo (Itália), Teresa Verzeri foi a primogênita dos sete filhos de Antonio Verzeri e da condessa Elena Pedrocca-Grumelli, uma mulher profundamente cristã. Desde muito jovem, Teresa aprendeu com sua mãe a conhecer e a amar a Deus ardentemente.
Seu irmão, Girolamo, tornou-se- bispo de Bréscia e sua mãe, sentindo-se atraída a abraçar a vida monástica, duvidou se o sua vocação era o matrimônio. Porém, Elena foi orientada pela tia Maria Antonia Grumelli, uma monja clarissa, a resposta profética: “Não, Deus te quer nesse estado de vida, para fazer-te mãe de uma descendência de santos!”.
Seus estudos iniciais aconteceram em casa, com a própria família. Teresa era uma criança inteligente, dotada de espírito aberto, vigilante reto, educada ao discernimento, à busca dos valores perenes e a ser fiel à ação da graça.
E no desejo de agradar a Deus, amadurece a vocação religiosa na família e no Mosteiro Beneditino de Santa Grata, de onde sai depois de um longo e sofrido processo de discernimento, para fundar a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Gromo, ainda Bergamo, perto da catedral. A fundação aconteceu juntamente com Monsenhor Giuseppe Benaglio, no dia 8 de fevereiro de 1831.
No decorrer dos anos, as atividades educacionais e assistenciais a serviço dos mais necessitados foram crescendo. Teresa faleceu em 3 de março de 1852, deixando a Congregação já aprovada pela Igreja e pelo governo, bem como uma ampla documentação, sobretudo Constituições, “Livro dos Deveres” e mais de 3.500 cartas, onde se pode encontrar toda a riqueza de sua experiência espiritual e humana.
As relíquias de Teresa Verzeri são veneradas em Bérgamo, na capela da escola das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.
Missão
Teresa Verzeri viveu na primeira metade de 1800, período de grandes transformações na história da Itália e da sociedade de Bérgamo marcada por mudanças políticas, por revoluções, por perseguições que não pouparam a Igreja.
No momento em que a Devoção ao Coração de Jesus encontra resistências, Teresa entrega às irmãs este testamento que caracteriza a herança espiritual da Congregação:
“Jesus Cristo a vós e ao vosso Instituto fez o precioso dom de Seu Coração, para que aprendais somente d’Ele que é a fonte inexaurível da verdadeira santidade” (Livro dos Deveres, vol. III, p. 484).
E mais:
“As Filhas do Sagrado Coração de Jesus, como aquelas que recebem a caridade da própria fonte do amor, isto é, do Coração de Jesus Cristo, devem ter para com o próximo o mesmo ardor de caridade daquele Coração Divino: caridade puríssima que não tem em vista senão a glória de Deus e o bem das outros; caridade universal que não faz exceção de pessoas, mas a todas abraça; caridade generosa que não se desorienta nos sofrimentos, que não desanima diante de contrariedades, mas ao contrário, nos sofrimentos e nas oposições cresce em vigor e vence pela paciência” (Livro dos Deveres, vol. I, p. 58).
Animadas por esse espírito, as Filhas do Sagrado Coração de Jesus continuam, hoje, a missão de Teresa na Itália, no Brasil, na Argentina e Bolívia, na República Centro-Africana e em Camarões, na Índia e na Albânia.
Conheça as relíquias de Santa Teresa Verzeri
A Unitur é sua parceira de viagens religiosas pelo mundo e te acompanha até Bergamo para conhecer a história e as relíquias de Santa Teresa Verzeri pelo roteiro “Nos Passos de Teresa Verzeri – Peregrinação à Itália”, entre os dias 3 a 17 de junho 2025 (15 dias). Peregrine conosco!
Fontes:
Filhas do Sagrado Coração de Jesus.