Reinaugurada igreja da Multiplicação dos pães e dos peixes em Tabgha
Neste domingo, em Tabgha, cidade localizada no norte de Israel, foi reinaugurada a Igreja da Multiplicação dos pães.
As margens do Lago de Tiberiades, na cidade de Tabgha, está o local onde, de acordo com a Tradição Jesus multiplicou os pães e os peixes.
S.E. MONS. GIUSEPPE LAZZAROTTO
Núncio Apostólico para Israel e Delegado Apostólico para Jerusalém e Palestina
“Esse é um lugar muito caro pra nós… recorda que aqui o Senhor nos revelou a grandeza do seu coração, Deus que quer compartilhar tudo aquilo que tem com seus filhos, portanto um lugar que nos fala de convívio, estar junto, compartilhar o que temos e somos”.
Padre Nicodemus Schnabel, osb
Prior Administrador da Abadia da Dormição e Priorato Tabgha
“Uma Igreja muito simples, construída em 1982 sobre ruínas de uma outra igreja do quinto século… é muito conhecida por seus mosaicos, especialmente o que está em frente o altar, com os peixes e os pães. Eu sei que muitas pessoas ficam tocadas pela tranqüilidade e pelo evangelho que diz que se partilhamos, todos tem o necessário”.
O local, que ha cerca de 20 meses foi danificado com um incêndio foi reinaugurado com uma Missa presidida pelo arcebispo de colônia, Cardinal Rainer Woelki.
Na homilia, falou que onde quer que o Pao da Vida seja compartilhado, onde quer que cada um seja considerado semelhante e não inimigo, haverá o suficiente para todos. Destacou que o amor é mais forte que a morte e que qualquer violência humana.
O incendio aconteceu em junho de 2015 e foi atribuído a judeus ortodoxos. Mas como disse cardeal Woelki em sua homilia, nada pode impedir que os fieis sigam o Evangelho e sua mensagem.
Após a Missa, um momento no qual autoridades católicas, judaicas e muçulmanas se pronunciaram.
Para Dom Wielki, “um dia de amizade e alegria pois muitos, de muitas religiões e de diversas partes do mundo contribuíram para a restauração deste lugar”.
O presidente de Israel defendeu a liberdade religiosa e o estado democrático, somos iguais diante de Deus e da lei.
Rabbi Alon Goshen-Gottstein
Fundador e diretor “Elijah Interfaith Institute”
“Esta Igreja foi destruida por judeus que sabiam muito pouco sobre o cristianismo, eles vivem em uma espécie de mundo no qual a Igreja representa um grande inimigo, mas sem saber quem ele é, ignorando as mudanças nas relações entre judeus e os cristãos, sem conhecer a Nostra Aetatae. Eles não souberam dos muitos avanços que aconteceram, eles viviam num outro mundo. Neste dia tentamos cultivar a amizade entre cristãos e judeus”.
S.E. Mons. GIUSEPPE LAZZAROTTO
Núncio Apostólico para Israel e Delegado Apostólico para Jerusalém e Palestina
“È importante ir as origens, as origens de nossa fé, entender que na origem de nossa fe esta o preceito do amor que nos proíbe de cultivar qualquer sentimento de hostilidade, de conflito e de ódio. Não deve ter lugar pra esta palavra no nosso coração de cristãos e nesta terra que chamamos santa!”
Fonte: Revista Terra Santa