Santiago: história, natureza e gastronomia na capital chilena
Uma capital que tem como moldura a Cordilheira dos Andes. Já desde o avião é possível avistá-la, branquinha, imensa, dando as boas vindas aos seus visitantes. E a beleza de Santiago do Chile continua em terra firme e também continua com a presença, quase como pintura, da Cordilheira em sua paisagem.
A cidade tem o seu destaque entre as capitais da América Latina. São perceptíveis aos turistas a limpeza, a arborização e o sistema de transporte eficientes. Sem contar com a riqueza cultural, natural e também gastronômica, afinal como não falar de suas vinícolas, que encantam logo na primeira visita.
Embarque com a Unitur para conhecer as maravilhas de Santiago!
Santiago por sua história e cultura
Um clássico passeio por Santiago começa por seus monumentos históricos.
A Plaza de Armas é quase sempre a escolhida para começar o tour. Nela estão alguns dos prédios históricos mais bonitos da cidade, como a Catedral Metropolitana, que vale uma visita interna, e o edifício dos Correios.
Por ali, vale se embrenhar pelas ruas da região, como pelo Paseo Ahumada e observar a arquitetura colonial.
Pelo centro histórico não dá para perder também o Palácio de La Moneda, sede da presidência e marco do golpe de 1973, que deu à Pinochet o governo do país. O Palácio também é muito visitado pela famosa troca da guarda que acontece em dias alternados, às 10h.
Outro passeio imperdível em se tratando de cultura em Santiago é a La Chascona, a famosa casa de Pablo Neruda, um dos lugares mais encantadores da capital. A arquitetura e a decoração são únicas e diferentes em cada cômodo. A casa é repleta de objetos com significados especiais sobre o poeta e sua vida. Para quem gosta minimamente de arte, vale uma visita! É demais!
Santiago por seus parques
Passear por Santiago também significa conhecer seus dois principais cerros, ou seja, parques urbanos localizados em morros, com alguns atrativos de lazer. Um deles é o Cerro San Cristóbal agregado ao Parque Metropolitano. Suas principais atrações são o funicular e o teleférico, que levam até o cume, onde se pode apreciar uma vista bem bonita da cidade, com a Cordilheira ao fundo. Lá no alto também há uma imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da cidade.
Com jardins e muito verde, bem no meio da cidade, há também o Cerro Santa Lucía, com mais uma vista incrível da Cordilheira. Vale a pena um subida vagarosa, observando os jardins, monumentos, flora, ao mesmo tempo em que se aprecia a cidade.
Santiago por sua gastronomia
Um ponto turístico para quem gosta de mergulhar nas peculiaridades da gastronomia local é o Mercado Central. Como qualquer mercado, há aquela variedade imensa de legumes, frutas, peixes, frutos do mar, artesanato. E é um dos pontos mais apreciados para provar a centolla, aquele caranguejo gigante, bem famoso na capital chilena.
Outra dica é visitar o Patio Bellavista, esse bem mais charmoso, com uma concentração de bons restaurantes, bares e lojinhas. Um lugar agradável e point de encontro de turistas.
E claro, não poderíamos deixar de citar os famosos passeios pelas vinícolas de Santiago. A mais famosa, portanto também a mais lotada é a Concha y Toro. Mas se você tiver a oportunidade, vale conhecer mais de uma. Uma dica em especial é a Undurraga, um pouco mais distante, mas localizada em uma área muito verde, com jardins lindíssimos, uma visita guiada bem mais tranquila e intimista. No tour VIP, o visitante pode provar vinhos raros e saborear uma mesa de frios de dar água na boca.
Quando ir a Santiago
A temperatura média da cidade é bem amena, com duas estações bem definidas: verão e inverno.
No verão, os dias são mais longos e os dias em Santiago podem ser combinados com visitas à Viña del Mar e Valparaíso, no inverno, mais curtos e podem ser bem frios, propiciando também visitas às diversas estações de esqui nos Andes. Os meses chuvosos vão de maio a setembro.
Embarque com a Unitur para conhecer Santiago!