Tudo o que você precisa saber para viajar com o pet tranquila(o)
Entenda como viajar com o pet de forma saudável.
Tranquilidade para o dono e conforto para o bichinho: 5 dicas completas e importantes vão facilitar o preparo da viagem que você pretende fazer com o seu pet, além de tornar todo o passeio – de carro, ônibus ou avião – mais saudável e feliz.
1- Tenha carteira de vacinação atualizada e guia de trânsito em mãos para viajar com o pet
A guia de trânsito serve para qualquer deslocamento mais longo e deve ser assinada por um médico veterinário particular. A carteira de vacinação precisa estar em dia, não somente por questões legais, mas pelo bem do pet. Ele deve estar imune principalmente às doenças virais e de fácil contágio. E por falar em imunização: vermífugos e antipulgas também devem ser atualizados antes da viagem, se for recomendado pelo doutor. Para quem for viajar para lugares com muitos mosquitos, peça indicação de um bom repelente para animais.
Em idas ao exterior, busque informações sobre outros documentos necessários junto à agência de viagens.
2- Se possível, planeje paradas e fique atento(a) às “condições climáticas”
Sempre dê atenção ao bem-estar do pet e às suas necessidades básicas. Se possível, faça paradas ao longo do trajeto, mas quando não der, coloque o animal como prioridade nos momentos de embarque e desembarque. Verifique se ele precisa fazer xixi ou cocô e dê água a ele. Não o alimente durante a viagem. E mais: evite submetê-lo a diferenças bruscas de temperatura. Em viagens de ônibus ou avião, cubra-o ou vista-o. Forre bem gaiolas e caixas de transporte.
3- Faça experiências de deslocamento em trajetos menores antes de viajar com o pet e aproveite para escolher a melhor maneira de transportar o animal
Antes de viajar com o pet, leve-o para passear de carro por caminhos mais curtos e em dias de menos trânsito e analise seu comportamento. Percebe enjoo ou agitação excessiva? Peça recomendação de um remédio contra náuseas ao veterinário e entenda como e quando oferecê-lo. E também verifique a possibilidade de usar calmantes naturais para uma viagem mais tranquila.
O passeio será de carro? Avalie a forma mais segura de transportar o animal e opte, por exemplo, por uma capa apropriada para os bancos traseiros ou cinto de segurança especial. Quando preferir pelo uso de caixas de transportes no deslocamento de gatos, aves e roedores, tenha certeza de que sabe como instalá-las de forma correta. Compre a caixa adequada para o seu bichinho.
Vale lembrar: companhias aéreas e empresas de ônibus podem exigir caixas de transportes com dimensões e características específicas.
4- Encontre alternativas para que o seu pet se sinta em casa durante toda a viagem
Durante o trajeto, mas principalmente ao longo da estadia no local de destino, é importante – para a sua tranquilidade e para o bem-estar do animal – que ele se sinta o mais em casa possível.
Por isso, leve com você alguns objetos com os quais o pet goste de brincar e/ou que tenham o cheiro dele: um cobertor para a hora de dormir é um ótimo exemplo. Não se esqueça dos itens básicos, como os potinhos de água e ração.
5- Reúna suas dúvidas e esclareça-as
Se ainda restam dúvidas, é melhor esclarecê-las antes de viajar. Por exemplo: se for viajar com o pet de avião e o seu animal de maior porte não puder viajar com você, preocupe-se também em conhecer a reputação da companhia aérea em relação ao transporte de pets. Atenção! Você deve visitar um médico veterinário de confiança quando cogitar levar o seu melhor amigo para uma viagem. O especialista irá ajudar com o esclarecimento de todas as suas dúvidas.