Um passeio completo por Munique: história, parques, museus e cerveja!
Ela é a terceira maior cidade da Alemanha, mas é conhecida mundialmente mesmo pelo famoso festival de cervejas, o Oktoberfest, que acontece todos os anos em outubro. Certo, não vamos deixar de fora também o famoso time de futebol, o FC Bayer de Munique.
Mas a verdade é que Munique é um cartão postal repleto de coisas interessantes para curtir. Seus parques urbanos são lindíssimos e por ser uma cidade plana, Munique é perfeita para passeios turísticos de bicicleta.
Nessa lista, também podemos colocar os charmosos museus, o centro histórico com muitas igrejas e, claro, os jardins de cerveja, ou Biergartens, locais agradáveis, públicos, geralmente com mesinhas embaixo de árvores para degustar litros de cerveja!
Então, vamos conhecer Munique?
Separamos algumas dicas, dividindo-as em: Centro Histórico, Museus Parques, Biergartens e outras atrações.
Centro Histórico
Como toda boa e qualquer cidade histórica da Europa, Munique também tem um Centro Histórico que vale um passeio completo. Não faltam prédios com arquitetura invejável, igrejas antiquíssimas e praças cheias de história.
O passeio pode começar pela Marienplatz, ou praça de Maria, que recebeu esse nome quando a população vivia uma epidemia de cólera e pediu ajuda à Virgem para sair da calamidade. Hoje, a praça é o coração da cidade!
Ali mesmo, fica também o famoso prédio da prefeitura, confundido quase sempre com uma igreja! Na frente do Neues Rathaus há um carrossel que se movimenta todos os dias às 12h e às 17h, ponto de encontro de turistas. Também pertinho fica o prédio antigo da prefeitura, um edifício de histórias, podemos dizer. Pegou fogo em 1460, foi reconstruído em 1470 em estilo gótico, depois foi novamente destruído na Segunda Guerra e hoje em dia funciona como Museu.
Com vista para a Marienplatz, a Igreja de São Pedro, ou Paterskirche, é a mais antiga de Munique. De cima de sua torre, após enfrentar vários degraus, a vista de Munique é estonteante!
Ainda no centro, bem próxima a Marienplatz, está a Max-Joseph-Platz que abriga o Teatro Nacional, a Opera House e o lindo Residenz, que foi a residência da família real e hoje é aberto ao público.
Museus
Munique é repleta de museus e galerias de arte. Provavelmente você encontrará vários passeando pela cidade. Aqui, vamos destacar um complexo muito interessante para ser visitado, Maxvorstadt.
Nessa região ficam quatro museus especiais: o Alte Pinakothek, um dos mais famosos da Europa com obras do século XV ao XIX; o Neue Pinakothek; o Pinakothek der Moderne; e o Museu Brandhorst.
Parques
Como dissemos no início, a cidade de Munique tem Parques que são verdadeiros pontos turísticos.
Um deles é o Olympic Park, construído para as Olimpíadas de 1972. Do alto da Torre Olímpica, outra vista maravilhosa da cidade.
Outro que vale um passeio é o Englisher Garten. Maior que o Central Park de Nova York, o Englisher tem extensas áreas verdes e um rio próprio para mergulho.
Em um ponto do rio, inclusive, há uma atração imperdível. Uma onda criada artificialmente garante a diversão de turistas e espectadores, que aproveitam o ponto para pegar uma onda em pleno parque!
Outra atração dentro do parque é uma torre chinesa, chamada Chinesischer Turm, que tem uma cervejaria famosa em seu interior.
Biergartens
E por falar em cerveja, outra atração famosa de Munique são os Biergartens, ou “jardins de cervejas”, cervejarias que ficam em ambientes públicos, servindo cervejas deliciosas com mesas embaixo de árvores ou em amplos ambientes.
O mais famoso é o Hofbrauhaus, mas você verá uma porção espalhados pela cidade e vale muito a pena terminar o dia com uma cerveja alemã e um prato delicioso da culinária de Munique.
Castelo de Neuschwanstein
Estando em Munique, vale muito a pena o bate volta para o castelo de Neuschwanstein, que inspirou a construção do castelo da Cinderela, na Disney.
As visitas são guiadas e o castelo é maravilhoso. Desses que uma foto vale mais que mil palavras!
Quando ir
A melhor época para conhecer Munique é na primavera, quando os dias são longos e mais amenos. O verão também é uma boa pedida para quem gosta de passeios ao ar livre, mas chuvas podem ser frequentes. No inverno, as temperaturas são muito baixas, por isso, só se você gostar muito de frio mesmo.
Em meados de setembro e início de outubro há o Oktoberfest, portanto, se você não tem interesse no festival de cervejas, é bom evitar pois a cidade fica lotada e os preços aumentam.
Como chegar:
Munique possui um aeroporto internacional e há voos diretos de São Paulo, inclusive, pela Lufthansa ou pela Latam.
Mas o melhor mesmo é já chegar em Munique com a Unitur 😉 Conforto e segurança garantidos com nossos ônibus de luxo para passear, além de guias experientes e hospedagem em hotéis lindíssimos!
Embarque com a Unitur para conhecer Munique!