Itália

Berço da civilização ocidental, a Itália é um país muito diversificado, permeado por cerca de três mil anos de história, famoso por sua ótima gastronomia e absolutamente encantador. Sua peculiar geografia formada por uma longa península em forma de bota – além das diversas ilhas – se estende desde as quentes e ensolaradas praias mediterrâneas, até as montanhas nevadas dos Alpes, passando por lindas planícies floridas, regiões de lagos e ainda alguns vulcões. Por toda sua extensão é possível encontrar grandiosos monumentos históricos de épocas distintas, segundo a Unesco, cerca de 40% do Patrimônio da Humanidade está em seu território.

Uma cidade totalmente imperdível é Roma, que além de contrastar todo o agito e contemporaneidade da vida atual com seus monumentos e sítios arqueológicos fantásticos – como o Coliseu (Uma das sete Maravilhas do Mundo e o maior simbolo do Império Romano – construído no ano 72), Fórum, Panteão, entre tantos outros – ainda abriga o Vaticano, um Estado independente, com moeda e legislação própria, comandado pelo Papa e sede da Santa Sé. É no Vaticano que pode-se visitar, por exemplo, a Capela Sistina, onde Michelangelo dedicou cinco anos à imensa e famosa pintura Juízo Universal, e a Basílica Di San Pietro (maior e mais famosa igreja do mundo, epicentro do catolicismo e lugar do túmulo de são Pedro).

E os encantos italianos não acabam por aí: um passeio de gôndola pelos canais de Veneza faz qualquer viagem ficar mais charmosa, bem como um passeio de bicicleta pelos encantadores campos da região da Toscana ou um despretensioso banho de sol na Costa Amalfitana. Enfim, a Itália oferece inúmeras possibilidades para quem decide visitá-la, difícil mesmo é controlar a vontade de voltar.