Istambul: curiosidade da cidade de dois continentes e 5 destinos imperdíveis

Única no mundo, Istambul é uma cidade que merece nossos olhares. Seus encantos, surpresas, história e curiosidades, além do fato de ser a única em todo o planeta a fazer parte de dois continentes, fazem da cidade turca um destino de brilhar os olhos. 

Localizada na Turquia, entre a Europa e Ásia, é uma grande cidade às margens do lendário estreito de Bósforo, responsável por ligar o mar Negro ao mar Mediterrâneo, por meio do mar de Mármara: uma verdadeira “pista principal” marítima. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre este destino que promete encantar e envolver a todos:

História

Istambul: paisagem

Antiga Constantinopla, seu território já foi capital dos três maiores impérios do mundo: Romano, Bizantino e Otomano. Foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1985 e é Sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, da Igreja Ortodoxa.

Sua história é marcada por disputas e trocas de ocupações. Hoje, é uma metrópole atraente que encanta visitantes de todas as partes do mundo e é composta por mais de 15 milhões de habitantes e em 2014 foi dada no ranking como o 7º lugar mais visitado do mundo.  

Suas cores e cultura vibrantes são marcantes e pedem registros especiais!

Quando visitar

Natureza e arquitetura em Istambul

Se você procura um clima nota mil para passear e bater perna por aí, indicamos marcar sua viagem entre abril e maio (primavera) ou setembro e outubro (outono). Também nos meses de junho e agosto são indicados para fugir dos mosquitinhos que chegam com toda força no verão. 

Mas, não importa a data, sempre terão lugares para visitar e surpresas te esperando nesta bela cidade. 

Principais paradas

Mesquita

Mesquita Azul em Istambul

Antes de falar propriamente da Mesquita Azul precisamos explicar que no Islamismo o número de minaretes ou torres de uma mesquita é proporcional a sua importância. Muitos templos se contentam com um, dois ou até quatro deles; ela tem seis torres! E é do alto dessas torres que os muçulmanos são chamados para as cinco orações diárias.

Construída entre 1609 e 1616, a Mesquita Azul, na verdade, não é azul por fora. O nome tem origem na cor majoritariamente azulada refletida por mais de 20.000 azulejos em seu interior, alguns deles ali desde o século XVII.

Hoje, milhares de turistas e fiéis do mundo inteiro visitam a Mesquita Azul. A entrada é gratuita, mas é preciso observar algumas regras de respeito ao islã, como roupas adequadas, pés descalços e véu na cabeça para as mulheres.

Você ficará de queixo caído com o esplendor da mesquita – é uma promessa! (Clique aqui e saiba mais sobre a Mesquita Azul). 

Estreito de Bósforo

Estreito de Bósforo em Istambul

Passear de barco pelo Estreito de Bósforo é ao mesmo tempo lazer e uma aula de história e geografia! Costumamos dizer que uma visita a Istambul só é completa com o passeio que liga uma porção da cidade a outra, no outro continente. 

Ao chegar perto do porto, os turistas são acompanhados por um frenesi de vendedores que oferecem em alto e bom som os passeios de barco pelo Estreito. Para não ter erro e fazer esse roteiro de forma inesquecível, embarque com a Unitur que a gente cuida de tudo. (Clique aqui e saiba mais sobre o Estreito de Bósforo).

Palácio Submerso

Cisterna Yerebatan Sarnici

A Cisterna Yerebatan Sarnici, também conhecida como Palácio Submerso, é um  grande espetáculo da engenharia. A maior dentre as centenas de cisternas construídas no período bizantino, construída no ano de 532, e está abaixo da praça pública das Sete Colinas de Istambul, a Estoa Basílica. 

Sua grandeza surpreende, não é mesmo? 

Santa Sofia

Santa Sofia em Istambul

Chamada de Ayasofya pelo povo turco, a imponente Santa Sofia foi construída para ser a catedral de Constantinopla. Já imaginou o tamanho desta obra arquitetônica, não é?

Grandiosa e de uma beleza ímpar, essa catedral foi construída entre 532 e 537 pelo Império Bizantino, e já funcionou como igreja, mesquita, escola teológica, museu e, desde 2020, voltou a ser uma mesquita. Por estar situada no ponto mais alto da cidade, sua imensidão é vista de longe e é o principal cartão-postal da cidade. 

Sua beleza pode ser contemplada tanto exteriormente como interiormente. Com dimensões de 70 x 74 metros, seu interior é impressionante. Uma curiosidade: lá está guardado o corpo de Enrique Dandolo, duque de Veneza (IT) que morreu em constantinopla em 1205. 

Palácio Topkapi

Palácio Topkapi

Esculpida em mármore e com vastos espaços em azulejo, é uma obra de arte imensa. O palácio foi erguido pelo sultão Mehmet II após a tomada da cidade em 1475. Como tudo em Istambul, o palácio é gigantesco e já chegou a abrigar quatro mil pessoas. Imaginou?

Lá você também encontra relíquias religiosas, jóias, vestes dos governantes otomanos. Vale muito a pena a visita, garantimos. 

Visite Istambul com a Unitur! Nossos roteiros contam com visitas aos principais pontos da cidade, com direito a refeições com comidas típicas, guia turístico, passeios história e muita cultura! 

Ficou interessado/a? Embarque no próximo grupo com destino à Turquia e conheça Istambul:

Clique aqui e confira detalhes! Faça essa viagem marcante ao lado da Unitur e aproveite sem preocupações.